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TAP Cargo cresce mais de 9% no primeiro semestre

por T&N
25/09/2015
em Aéreo, Notícias
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A TAP registou prejuízos de 109,6 milhões de euros no primeiro semestre, pior que as perdas de 64,6 milhões da primeira metade de 2014. A greve dos pilotos prejudicou as receitas das passagens mas o negócio da carga cresceu.

TAP Carga

Entre Janeiro e Junho, o resultado líquido da TAP SA (o negócio da aviação) cifrou-se em cerca de 109,6 milhões de euros, sendo este resultado pior em 45 milhões de euros (69,6%) face ao ano anterior e em 41,4 milhões de euros (60,6%) face ao orçamentado.

“O ano de 2015 está a ser influenciado pelo comportamento do mercado e pelo período conturbado do segundo semestre do ano anterior”, lê-se no relatório de Junho a que a “Lusa” teve acesso, que aponta o dedo ao impacto da greve do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC), entre 1 e 10 de Maio, que levou ao cancelamento de voos e de reservas.

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Para o agravamento dos prejuízos contribuiu uma quebra nos resultados operacionais, com uma redução das receitas de passagens em 3,6% face ao período homólogo, para 942 milhões de euros.

Ao invés, o volume de negócios da TAP Cargo cresceu mais de 9% em termos homólogos, tendo atingido os 59 milhões de euros.

No primeiro semestre, esteve também em destaque pela positiva a manutenção (assistência a terceiros), com a receita quase a duplicar para os 50,6 milhões de euros face aos 26,3 milhões facturados no semestre homólogo.

Até Junho, os custos com pessoal subiram 3,5% para 231,4 milhões de euros, reflectindo “a evolução desfavorável das remunerações fixas, dos encargos sobre remunerações, dos prémios para pensões e outros seguros”.

O resultado financeiro agravou-se em 23% para 8 711 milhões de euros, quase o dobro do orçamentado para este período, resultado em grande parte das diferenças de câmbio.

O passivo da TAP aumentou em 12%, ultrapassando em junho os 2.100 milhões de euros, que compara com 1 879 milhões de euros no final de 2014.

O consórcio Gateway adquiriu entretanto 61% do capital da TAP mas o negócio está ainda dependente da aprovação do contrato de privatização pela Autoridade Nacional de Aviação Civil.

 

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