A TAP Cargo espera poder começar a operar com os seus dois A332 cargueiros em Junho, obtida que seja a certificação pela EASA, adiantou uma fonte da empresa ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
Um ano volvido sobre a decisão de converter dois dos seu três “preighters” em cargueiros, e praticamente oito meses depois de os trabalhos terem sido concluídos, a TAP Cargo continua à espera de autorização da EASA, a agência europeia de segurança aérea, para poder voar com os dois Airbus A332.
Entretanto, surgiu a decisão da EASA de não prolongar a autorização da operação de “preighters” além de 31 de Julho, mas tal não deverá aplicar-se aos dois aparelhos da transportadora, “pois fizemos uma conversão intermédia”, acrescentou a fonte da companhia ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
Foi em Abril do ano passado que a TAP Cargo anunciou a conversão de dois “preighters” em cargueiros, uma operação que, no essencial, passou por retirar tudo o que ainda subsistia da cabina de passageiros (desde logo, as casas de banho), para com isso aumentar a capacidade de carga, de 200 m3 para cerca de 260 m3.
Concluída a conversão, o que aconteceu cerca de Setembro do ano passado, ficou a faltar a certificação dos aparelhos na nova configuração. E é isso que está a revelar-se muito mais demorado que o inicialmente previsto. Tanto que entretanto o mercado de transporte aéreo de passageiros já está a recuperar, ao ponto de a EASA ter decidido o fim dos “preighters” (por voltar a haver capacidade disponíveis nos porões dos aviões de passageiros).
Os contratos de leasing dos dois Airbus A332 terminam em 2023, e a intenção inicial era mantê-los como cargueiros até lá. O plano de reestruturação da TAP aprovado por Bruxelas prevê a existência de três cargueiros. Mas a conversão do terceiro “preighter” poderá já não acontecer.