A TAP está a reconverter para passageiros um dos dois A330 que decidiu, em 2020, transformar em cargueiros mas que nunca foram usados.
A informação foi avançada pela Comissão Executiva da TAP numa comunicação interna, citada pelo “Jornal de Negócios” e que o TRANSPORTES & NEGÓCIOS confirmou. Se tudo correr agora como planeado, o A330 deverá estar operacional ainda antes do final do ano corrente.
A liderança da companhia justifica a decisão com a necessidade de optimizar a gestão da frota, que foi reduzida no âmbito do plano de reestruturação aprovado pela Comissão Europeia. Com falta de aparelhos para transportar passageiros, a TAP tem dois cargueiros parados por falta de certificação.
A transformação intermédia de dois A330 em cargueiros foi decidida em 2020, em plena pandemia, quando a maioria dos aparelhos de passageiros estavam imobilizados e faltava capacidade de resposta para o transporte de carga (desde logo, equipamentos médicos e material sanitário).
Mas o que foi apresentado como uma boa ideia resultou muito mal, uma vez que a transformação, feita de acordo com um plano inédito de uma companhia britânica, demorou mais que o previsto e mais ainda demorou a certificação pela EASA.
Resultado: os cargueiros da TAP ficaram prontos em Setembro do ano passado e em Fevereiro deste ano, mas a certificação da agência europeia só chegou em Setembro último. E ainda assim, os aparelhos continuaram sem levantar voo porque falta a certificação da ANAC.
Ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS, Bruno Aires, director da TAP Cargo, mantém que há procura para os cargueiros da companhia.
No “segredo dos deuses” mantém-se o preço da conversão dos dois A330 e, agora, da reconversão de um deles.
A TAP “já roubou” aos portugueses 10 bilioes dexeuros desde a sua longa existencia. Só agora com Pedro Nuno Santos “voaram” 1/3 deste valor, 3.5 Bi €, basta de roubarem os portugueses já bastam os 10 Bi € na banca falida, etc, etc !