A TAP vai encerrar o negócio da Manutenção e Engenharia no Brasil (TAP ME), adquirido em 2005 e que tem sido uma das principais causas dos prejuízos do grupo.
A alienação da TAP ME foi uma das condições impostas pela Comissão Europeia para viabilizar o plano de reestruturação da companhia aérea nacional (a par da Groundforce e da Cateringpor). Na altura, em Dezembro, o ministro das Infraestruturas disse que as alienações não seriam feitas a qualquer preço.
Hoje, a TAP anunciou, em comunicado, o fecho das operações de Manutenção e Engenharia no Brasil. Aparentemente por não ter encontrado comprador.
O comunicado não precisa quando ocorrerá o encerramento da actividade, mas diz que a empresa concluirá os contratos em curso e não aceitará novos.
À “Lusa”, a CEO da TAP disse que a decisão de vender não foi fácil, porque envolve 500 trabalhadores, mas foi tomada após tentativas falhadas de venda.
“Não é uma decisão fácil, porque estamos a falar de pessoas, mas estamos a tentar fazer tudo para garantir que esta decisão e a sua implementação é feita respeitando os nossos trabalhadores, a experiência que eles têm em engenharia e toda a lealdade que têm para com a companhia”, afirmou Christine Ourmières-Widener.
Segundo a responsável, a TAP ME tem actualmente 500 trabalhadores, após várias reestruturações que incluíram despedimentos, dos quais pouco menos de 400 estão no activo.
A então VEM – Varig Engenharia e Manutenção foi comprada pela TAP em 2005, quando a companhia nacional era liderada por Fernando Pinto, no âmbito de uma plano mais vasto que apostava numa “fusão” entre a TAP e a Varig (na altura, em situação de falência).
Facto é que o negócio revelou-se ruinoso. Só entre 2010 e 2017, a TAP injectou na participada brasileira 538 milhões de euros, a valores nominais. No entretanto, todas as tentativas para vender a empresa, mesmo a custo zero, ou seja, com a TAP a pagar para alguém ficar com o negócio, revelaram-se infrutíferas.
A Própria TAP já devia ter sido fechada há décadas pois tem sido 1 ELEFANTE BRANCO para os contribuintes pois já recebeu milhares de milhões de euros de impostos nossos e continuará falida para sempre. Só tem servido para nomear amigos do PS + PSD ( gestores + advogados) acumular interesses + corrupção, basta de TAP, já !