A TAP, a Galp e a ANA vão colaborar no desenvolvimento, produção e fornecimento de combustíveis sustentáveis para aviação (SAF).
O acordo assinado, na sexta-feira, tem como objectivo promover a utilização de Sustainable Aviation Fuel (SAF), produzido a partir de resíduos, óleos usados reciclados e outras matérias-primas sustentáveis.
Para assinalar o acordo, partiu de Lisboa com destino a Ponta Delgada o primeiro voo em Portugal abastecido com SAF, com o combustível a incorporar 39% de matéria de origem renovável. De acordo com os promotores, assim se diminuíram em 35% as emissões totais de CO2.
Numa primeira fase, o SAF utilizado nos voos da TAP será fornecido pela produtora finlandesa Neste, mas a Galp quer passar também a ser produtora.
O presidente executivo (CEO) da Galp, Andy Brown, indicou, em conferência de imprensa, que o objectivo é passar a produzir SAF, tendo a intenção de iniciar a produção de uma unidade no próximo ano.
Também o CEO da ANA, Thierry Ligonnière, defendeu que “na aviação pode promover-se a mobilidade positiva, reduzindo-se significativamente a […] pegada ambiental”. “Estamos entusiasmados por no futuro vir a ser possível abastecer aviões nos nossos aeroportos com SAF, que é crucial para podermos atingir o objectivo de todos, a neutralidade até 2030”, disse.
“A transição só acontece se trabalharmos juntos”, afirmou a CEO da TAP, que garantiu que a empresa está “comprometida” em reduzir a pegada de emissões.
Os responsáveis não deram detalhes sobre o impacto financeiro da aposta, nem sobre os volumes de combustível envolvidos.
Também na semana passada, a Navigator anunciou uma joint-venture para avaliar a produção de SAF para a aviação.
Em Maio, a KLM tornou-se a primeira companhia a voar um avião para Portugal alimentado a SAF, no caso um Embraer 190, que ligou Amesterdão ao Porto.