Terça-feira, Março 21, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Arbitragem marítima. Acidente do Prestige e decisão do TJUE

    Ficar a ver navios

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    CNTMP – Um exemplo a seguir

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    Arbitragem marítima. Acidente do Prestige e decisão do TJUE

    Ficar a ver navios

    Perigoso é o (des)conhecimento!

    CNTMP – Um exemplo a seguir

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

TAP: Porque não a maior companhia aérea do mundo?

por Augusto Macedo Pinto
03/02/2023
em Opinião
2
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

Realmente, porque não quer ainda. Mais tarde, poderá ser tarde.  A TAP, tendo sido criada em 14 de Marco de 1945, tem uma existência de quase 78 anos. Então, o que faltará à TAP para ser a maior companhia de transporte aéreo mundial?

Serão preconceitos e falta de vontade de trabalhar que impedirão a decisão de abrir a sua participação societária a potenciais investidores públicos e privados, sejam de Países da CPLP, sejam de Países onde há forte presença de emigrantes portugueses, seja de mercado puro e duro? Essa abertura já foi reflectida? Não será este o melhor momento?

Pessoalmente, e como passageiro, utilizei a TAP pela primeira vez em Julho de 1960, no percurso da então Lourenço Marques (hoje Maputo) – Lisboa, pela mão dos meus saudosos e queridos pais e no avião Super-Constellation. Quando comemorei cinquenta anos de passageiro frequente da TAP, fui agraciado com uma singela, mas significativa, cerimónia em Lisboa e fui cumprimentado pelo então seu Presidente, Fernando Pinto.

Algures nos anos oitenta e poucos, com o entusiasmo, dinamismo e capacidade empreendedora do então Chefe de Carga da TAP no Porto e querido amigo Angelino Carvalho, criámos as primeiras expedições em carga aérea de castanha fresca em quantidades razoáveis de Portugal para o Brasil, em concorrência com o transporte marítimo.

Haverá algum estudo de mercado relativamente às possíveis novas rotas, de uma possível nova TAP, entre os diversos mercados europeus, africanos, americanos e outros? Esta minha modesta e simples reflexão será que  não passará de uma utopia? E por que não, uma provocação pela positiva?

Um simples exemplo de alguma capacidade empreendedora da TAP: foi criado este mês em Moçambique um nova oferta de serviço de carga aérea denominado DE MOCAMBIQUE PARA O MUNDO, uma parceria entre a empresa moçambicana Portador Diário, bem conhecida e muito utilizada em Moçambique em todas as suas Províncias, e a TAP Air Cargo. Assim se pode dinamizar o mercado de logística e transporte de carga de Moçambique para Portugal e através deste corredor possibilitar abrangência global com ênfase no mercado Europeu, diz a dado passo o seu comunicado conjunto.

O aeroporto internacional da cidade da Beira, Província de Sofala, Moçambique, no passado muito utilizado pela TAP, bem no centro do País, dotado de meios infraestruturais para partidas e chegadas, de passageiros e carga e trânsito e servir os Países vizinhos em trânsito. Que ligações diretas em transporte aéreo há entre o Brasil, América Latina e os Países do Continente africano, por exemplo?!? Na Beira não há falta de hotéis, portanto, que argumento lhes resta?

Pelo que sobre o futuro da TAP não serei nunca aliado dos “velhos do restelo”, andem eles por onde andarem. Acredito que a TAP, se assim o bem entender encontrará espalhados pelo Mundo emigrantes ou outros cidadãos de diversos Países que poderão dar o seu contributo, em termos opinativos sobre haver uma TAP podendo vir a ser a maior companhia mundial de transporte aéreo.

E a LAM, que caminhos depois de Março?

Importante também o facto de o Ministro dos Transportes e Comunicações de Moçambique, Mateus Magala, a propósito da LAM Linhas Aéreas Moçambique, ter manifestado que algo terá de ser decidido sobre a companhia de transporte aéreo de Moçambique, seja a sua privatização ou transformação societária diferente da actual. Realmente, a dimensão geográfica de Moçambique e pelo menos os seus Países vizinhos, exigem uma especial e particular reflexão, sem contudo pôr de lado o tráfego intercontinental, seja de passageiros, seja de carga.

É o verdadeiro MUNDO DA CPLP em mudança. Não deveríamos todos estar atentos a estas mudanças, a estas oportunidades?????

FICA O DESAFIO!

AUGUSTO MACEDO PINTO

 

Comentários 2

  1. Joaquina lopes magal Mouzinho says:
    1 mês atrás

    Meu primeiro voo de avião na TAP foi num caravell de Lisboa para o Porto, 1970?

  2. Mário Palhavã says:
    3 semanas atrás

    Bom dia, Entretanto quem amortiza sua dívida, se os lucros de 2022 nem chegam para pagar os juros dessa e os pilotos, pessoal de bordo e outros sindicatos já querem os salários por inteiro de volta, para não falar de mais indemnizações? Saudações Mário Palhavã

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist