Além de reforçar a frota própria com seis aviões já em 2014, a TAP pondera iniciar até 2016 a renovação gradual da frota da PGA.
Citado no jornal interno da companhia aérea, o CEO adianta que “o nosso plano de negócios até 2016 prevê a substituição gradual da frota da PGA”.
A frota da Portugália é actualmente composta por oito Embraer 145 Private, seis Fokker 100 e dois Beechcraft 1900D. A idade média dos aparelhos ronda os 20 anos.
Fernando Pinto acrescenta que a TAP “tem estudos que mostram alternativas interessantes” mas sublinha que os actuais aparelhos “tem servido muito bem o tipo de operação que a TAP necessita, ou seja, a alimentação de rotas de pequeno/médio potencial, com óptimos resultados”.
Já para 2014, a TAP prevê receber seis aviões em leasing (uma vez que os novos A350 XWB só deverão chegar lá para 2017) e abrir dez novas rotas. O objectivo de Fernando Pinto é aumentar o tráfego em 5%-5,5%.