A TAP pretende anunciar novos voos e destinos a partir do Porto na Primavera, concorrendo com as low cost, assim obtenha condições iguais as daquelas no aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Aeroporto do Porto

Num pequeno-almoço/debate organizado pela Câmara de Comércio Luso-Britânica, em Lisboa, David Neeleman, parceiro de Humberto Pedrosa na Atlantic Gateway, que detém 45% da transportadora, garantiu que a companhia está “mais preparada para concorrer” e que estão a ser feitos planos para garantir mais voos no aeroporto do Porto.

“Talvez na Primavera possamos anunciar mais destinos e voos do Porto”, informou, recordando que a TAP ao “sair de alguns mercados cedeu para a Ryanair e easyJet”.

Dois anos bastam para ter o Portela+1

Quanto ao aeroporto de Lisboa, o empresário sublinhou a necessidade de haver saídas rápidas para “maximizar as operações por hora na única pista” disponível e instalar o novo sistema de navegação aérea.

Os cinco anos projetados para a abertura de uma infra-estrutura complementar no Montijo voltaram a ser criticados por David Neeleman, que contrapôs um período de dois anos, “se houver foco”, para uma alternativa.

O empresário argumentou que a solução poderia passar por uma estrutura semelhante ao terminal 2 do aeroporto Humberto Delgado, que demora “seis meses” a ser construída.

Neeleman recusou ainda que taxas aeroportuárias sejam aumentadas para custear o Portela+1. “Não vou pagar para a Ryanair, que devolveu 800 milhões de euros aos accionistas, ter um aeroporto”, garantiu.

“Estamos a sobreviver, não vou dar um subsídio. Não podemos ser prejudicados para dar dinheiro para quem está a ter mais lucro”, concluiu.

O empresário garantiu também que em 2019 a TAP já terá a sua renovação de frota completa, pelo que “nunca mais será preciso voar num produto inferior”.

 

This article has 1 comment

  1. O ditado antigo “quem ri por último ri melhor ou ri mais” assenta como 1 luva nesta notícia, o presidenta da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, está neste momento a dar gargalhadas à custa da TAP que abandonou o aeroporto Francisco Sá carneiro mas agora está de volta porque o aeroporto de Lisboa está a “rebentar pelas costuras”, esgotou a capacidade de receber mais aviões em 2018 e “não há volta a dar”, Parabéns ao Porto !!