O porto de Tarragona aposta em ser o mais próximo de Madrid por via ferroviária. A autoridade portuária, a DP World e a Transfesa ultimam uma parceria para explorar o corredor.
O projecto deverá ser formalizado nas próximas semanas. A ideia é criar um eixo ferroviário entre o porto de Tarragona e a região limítrofe de Madrid, na área do Corredor del Henares, aproveitando troços de via convencional libertada pela construção da Alta Velocidade entre a capital e Barcelona.
Na área do Corredor del Henares será construído um terminal intermodal, onde se formarão os comboios e se fará a consolidação/desconsolidação das cargas. No outro extremo, junto ao terminal de contentores de Tarragona operado pela DP World, a administração portuária projecta criar um novo terminal intermodal com capacidade para 400 mil TEU e possibilidade de acolher comboios de 750 metros de comprimento.
O terminal junto a Madrid tanto poderá ser construído de raiz, como poderá resultar de uma parceria com alguma infra-estrutura já existente. Certo é que caso seja necessário construí-lo as obras arrancarão em 2011 para demorarem cerca de um ano, ano e meio. A tempo de iniciar as operações ainda em 2012.
Numa frente complementar, a AP Tarragona está a negociar a ligação ferroviária ao porto em bitola UIC, o que lhe permitirá receber e escoar mercadorias através da rede europeia.