A Autoridade Portuária de Tarragona vai lançar um concurso para a concessão do terminal de contentores até aqui operado pela DP World.
A administração do porto de Tarragona acordou com a DP World o fim da concessão do seu único terminal de contentores iniciada em 2008.
A ideia é agora lançar um novo concurso ainda durante o próximo Verão, de modo a garantir um novo concessionário algures durante 2024.
O terminal de contentores de Tarragona ocupa uma área de 13 hectares, dispõe de 1 056 metros de cais e tem uma capacidade teórica de 500 mil TEU/ano.
A DP World assumiu a concessão em 2008, com a compra da Contarsa, e, de facto, nos primeiros anos o movimento passou de 45 900 TEU para 255 407 TEU (em 2011). Mas desde então a tendência foi sempre de quebra até ao mínimo de 43 788 TEU (em 2020).
No ano passado o movimento do terminal ficou-se pelos 83 333 TEU.
A administração portuária de Tarragona quer que o futuro concessionário contribua para a diversificação dos tráfegos e para o desenvolvimento da intermodalidade, nomeadamente de base ferroviária.