As taxas aeroportuárias cobradas pela ANA vão subir em média 3,86%, a partir de 1 de Abril, longe dos 10,81% que foram propostos pela concessionária e recusados pela ANAC.
O aumento será maior no aeroporto de Lisboa, chegando aos 7,59%, enquanto no Porto e em Faro se verificarão até baicas de 5,24% e 5,26%, respectivamente, segundo o comunicado da ANA.
Para os Açores anunciam-se aumentas de taxas de 4,33%, e para a Madeira de 5,88%. Em Beja, as taxas aeroportuárias aumentarão 5,34%.
Traduzindo para euros, a ANA passará a cobrar, em média, mais 41 cêntimos por cada passageiro. Sendo que em Lisboa esse aumento será de 96 cêntimos e no Porto e em Faro se verificará uma baixa de 43 cêntimos.
Em Outubro, a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) suspendeu o processo de actualização das taxas aeroportuárias, por considerar que a proposta da ANA ia muito além da inflação.
Novidade para este ano será a modelação da taxa de aterragem, em função do nível de ruído do avião, com o que a ANA se propõe para “incentivar o uso por aeronaves menos ruidosas, com melhor performance ambiental”.