As empresas de táxis têm disponíveis mais 250 mil euros de apoio ao investimento na descarbonização e digitalização do sector.
No âmbito da descarbonização, os apoios beneficiarão a aquisição de veículos 100% eléctricos e respectivos equipamentos de carregamento, podendo ser complementados com o apoio ao abate de veículos antigos.
Os apoios a conceder serão de cinco mil euros por veículo novo (registado depois de 1 de Janeiro último), até um máximo de dez veículos por beneficiário, e de 100% por carregador eléctrico até mil euros por beneficiário.
Caso a compra de um táxi novo 100% eléctrico seja acompanhada pelo abate de outra viatura, o beneficiário poderá receber ainda 2 500 euros (veículos com mais de 10 anos) ou 5 000 euros (veículos com mais de 12 anos).
No que toca a investimentos na digitalização, a taxa de comparticipação máximo será de 50% das despesas elegíveis, num máximo de cinco mil euros por beneficiário.
Os apoios a conceder visam a compra e instalação de taxímetros ou de equipamentos de emissão de recibos em papel, de emissão e envio eletrónico dos recibos ou de desmonetização dos pagamentos.
O prazo para a apresentação de candidaturas decorre até 30 de Novembro.
O aviso de abertura de candidaturas pode ser acedido aqui e o formulário de candidatura aqui.