Taylan Obuz foi o escolhido por Robert Yildirim para liderar a “refundação” da Transitex. Será o CEO Regional para a Europa, Ásia e EUA.
Nascido na Turquia e baseado na Alemanha há dois anos, Taylan Obuz tem mais de 25 anos de experiência profissional em logística global. Antes de ingressar na Transitex, ocupou cargos de gestão em empresas como a Wayfair, DHL Global Forwarding, Ekol Logistics e Kuehne+Nagel.
“Estou muito entusiasmado por me juntar à Transitex como CEO Regional para ajudar a empresa a atingir o seu objectivo de se tornar o melhor fornecedor global de soluções logísticas do mercado. Assumir a liderança da Transitex é um desafio que me honra e me permite contribuir para o crescimento dos clientes”, referiu Taylan Obuz, citado em comunicado emitido a propósito.
A Transitex foi fundada em 2002, em Badajoz, então com o objectivo de alargar o hinterland do porto de Lisboa. Em 2016, passou para o controlo da Yilport (no âmbito do negócio da compra da Tertir), mas continuou a alargar a sua presença global, soba liderança de Fernando Lima, que se afastou este ano.
Em Julho passado, em entrevista ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS / AGEPOR, Robert Yildirim, anunciou a “refundação” da empresa. “A Transitex bateu no fundo, mas vai reerguer-se mais saudável, mais sábia, mais inteligente”, garantiu então.
O empresário prometeu uma Transitex “mais proactiva” a aproveitar as sinergias, desde logo com a Yilport, mas também “com a CMA CGM [de que Robert Yildirim é accionista de referência, com uma posição de 30%] e a CEVA, se necessário”. Sem descartar possíveis ligações com outras companhias, como a Maersk ou a Hapag-Lloyd.
“Vamos rever os negócios da Transitex em Portugal, Espanha, Bélgica, Holanda, Suécia, Noruega, Itália e Turquia”, diz. “Vamos mudar a mentalidade e a maneira de fazer negócio”, reforçou Robert Yildirim.
A Transitex forte é muito importante até porque fez inveztimento grande no Frio em Elvas …