As Câmaras do Barreiro e da Moita vão estabelecer um protocolo de entendimento para que os Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) possam efectuar carreiras no município vizinho, a partir do próximo ano.
“Vamos levar à sessão de Câmara um protocolo com a Câmara da Moita que inicia os trâmites legais e formais para que possam ocorrer nos próximos meses as carreiras na Moita. É uma realidade ambicionada pelas populações”, disse Rui Lopo, vereador da Câmara do Barreiro, citado pela “Lusa”.
Os Transportes Coletivos do Barreiro são um serviço municipalizado da Câmara do Barreiro que efectua carreiras rodoviárias em todo o concelho. Servem também a população da Baixa da Banheira, no concelho da Moita, pois realizam carreiras na zona limítrofe entre os dois concelhos.
O autarca explicou que as carreiras que hoje fazem os percursos nos limites do concelho passarão a entrar no concelho vizinho.
“Está aberto o caminho para o crescimento dos TCB e para traçar caminhos de novas oportunidades; tem é que se manter o rigor na avaliação da capacidade financeira. O quadro jurídico que está instalado deixa claro que as competências sobre esta matéria são municipais. Agora é normal que outros operadores, que operam na região, queiram conversar para perceberem este caminho”, afirmou.
Rui Garcia, presidente da Câmara da Moita, referiu que este é um passo importante que era perseguido há muito tempo.
“Este é um passo fácil de dar, mas existia um bloqueio legislativo. Com a alteração ao regime jurídico dos transportes esse bloqueio desapareceu e vamos avançar, defendeu.
O autarca disse que não será replicado na Moita o sistema que existe no Barreiro, referindo que serão dados passos “cautelosos e progressivos”. “Numa primeira fase servir a Baixa da Banheira, zona central de Alhos Vedros e Vale da Amoreira, com a possibilidade de servir a escola. Vão ser duas carreiras em circulação”, anunciou.
As novas carreiras dos TCB na Moita deverão entrar em funcionamento no início de 2016.