O Grupo TCB – Terminal Contentores de Barcelona planeia investir na expansão do seu terminal turco, até ao milhão de TEU anuais.

Actualmente o terminal de Nemrut Bay, próximo de Izmir, tem uma capacidade de movimentação de cerca de 360 mil TEU. Oferece uma linha de cais de 725 metros, com fundos de -17 metros, e um terrapleno de 16,5 hectares. O seu equipamento de movimentação de cargas inclui duas gruas móveis, 5 reachstackers e 24 tractores.

Os planos de expansão para os próximos anos prevêem a instalação de dois pórticos de cais post-panamax, uma terceira grua móvel e cinco RTG.

As novidades foram avançadas pelo director executivo do terminal turco, que todavia não referiu o montante do investimento nem fixou o prazo para a sua realização.

As operações do terminal de contentores do TCB na Turquia iniciaram-no último trimestre do ano passado. A expansão ficou dependente das condições de mercado.

O Grupo TCB é participado pela holding portuguesa Finpro (família Horácio Roque, Américo Amorim e CGD), que adquiriu 30% da companhia espanhola em parceria com um fundo de investimento australiano.

Os comentários estão encerrados.