A TCC, que cessou a actividade no mês passado e acusou na altura os carregadores de não cumprirem os contratos, decidiu passar das palavras aos actos e processar 83 clientes.
Em causa está o incumprimento dos contratos, no que toca aos mínimos de cargas acordados entre carregadores e transportadores. Em regra, os contratos estipulam uma penalização de 250 dólares por cada TEU não carregado. A TCC reclama 23 milhões de dólares de compensação.
A iniciativa da primeira companhia “low cost” de transporte marítimo de contentores surge num momento em que carregadores e transportadores estão a negociar os novos contratos anuais para o trans-Pacífico, onde a TCC actuava.
A SeaIntel Maritime Analisys, citada pelo IFW, estima que, em teoria, o incumprimento dos mínimos de cargas contratados naquele tráfego poderia resultar no pagamento de quatro mil milhões de dólares de indemnizações.
Mas o seu CEO sublinha que, realisticamente, é improvável que os transportadores venham a reclamar tais montantes. Lars Jensen sugere, outrossim, que as partes envolvidas sejam mais comedidas – e mais realistas – na fixação dos objectivos contratuais, tornando-os assim mais fiáveis e viáveis.
Em Março a TCC reportou perdas de 7,4 milhões de dólares, para um volume de negócios de 83,3 milhões de dólares. A companhia decidiu depois cessar a sua actividade de transporte, concentrando-se na gestão dos navios entretanto adquiridos.