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TCGL investe mais de 3,5 milhões em gruas móveis

por T&N
20/09/2017
em Marítimo
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A primeira chegou no final de Agosto; a próxima deverá chegar no final do ano, início do próximo. São mais duas gruas móveis com as quais o TCCL aumenta a capacidade de movimentação de carga geral e granéis no porto de Leixões, apurou o TRANSPORTES & NEGÓCIOS.

Leixões - Exportação de locomotivas

O TCGL, empresa do Grupo ETE que ainda recentemente renovou os termos da concessão do terminal de carga geral e granéis de Leixões, continua a investir no aumento da capacidade da movimentação de cargas. As duas novas gruas móveis representam um investimento de mais de 3,5 milhões de euros, adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS uma fonte da empresa.

A primeira grua, uma LHM150, com uma capacidade máxima de 40 toneladas, começou a operar no final de Agosto. Mais potente, com o triplo da capacidade  (121 toneladas), é a Liebherr LHM420 que é esperada para o final do ano, princípio de 2018.

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Ambos os equipamentos se destacam pela sua versatilidade, estando preparados para movimentar tanto carga geral como granéis, referem do TCGL. Com mais estas duas gruas, a concessionária passa a contar um parque de sete gruas móveis, com capacidades de 124, 121, 104 e 40 toneladas. Longe, muito longe, dos guindastes convencionais de via de até 40 toneladas que “herdou” no início da concessão.

Os investimentos são justificados “pela constante vontade, e preocupação, de aumentar os níveis de produtividade” e não deverão ficar-se por aqui. Pelo contrário, “a aquisição das duas gruas é apenas o primeiro passo de uma longa jornada de investimentos”, garantem.

Recorde-se que nos termos da renegociação do contrato de concessão do TCGL, a empresa do Grupo ETE comprometeu-se a investir cinco milhões de euros (e a baixar preços), tendo como contrapartida mais cinco anos de concessão (até 2030).

Nos primeiros oito meses do ano em curso, o TCGL movimentou 2,4 milhões de toneladas, “em linha” com o registado no período homólogo de 2016. Todavia, o número de operações em navios “aumentou cerca de 11%”. A disparidade e justificada pela “crescente tendência de contratação de navios mais pequenos, mas com um maior número de escalas no porto”, a exigir, lá está, maior capacidade de resposta e maior produtividade nas operações de carga e descarga.

 

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