A TCGL, concessionária do terminal de carga geral e granéis sólidos de Leixões, registou em 2022 um recorde de cargas movimentadas e quer continuar a crescer, para o que está a investir em novos equipamentos.
Em comunicado, a TCGL, empresa do Grupo ETE, anunciou que “bateu em 2022 o recorde de carga movimentada ao atingir 4 milhões de toneladas, mais 6% que em 2021”.
Para o bom resultado foi determinante o crescimento de 12% verificado na movimentação de granéis sólidos, com as importações a subirem 11% e as exportações 20%, acrescenta a nota de imprensa. E igualmente importou, e muito, a capacidade de a operadora “se reinventar nas soluções apresentadas aos clientes, apostando cada vez mais em soluções logísticas integradas”.
Para o futuro, a TCGL prevê “manter este ritmo de crescimento”, e daí os investimentos feitos “em novos equipamentos portuários e no aumento da (…) capacidade de armazenagem”.
Destaque merecem as duas gruas verticais Liebherr LHM 420 de última geração, com capacidade de 124 toneladas (e uma delas com possibilidade de trabalhar a 100% com energia elétrica) que são esperadas neste primeiro trimestre.