Os equipamentos destinados ao terminal de contentores de Ferrol começarão a ser carregados amanhã, em Algeciras, para chegarem ao destino no início de Dezembro. O início das operações está previsto para o primeiro trimestre de 2013.
Os equipamentos em causa foram adquiridos pela Ferrol Container Terminal (FCT), controlada a 100% pela TCL, à espanhola Acciona, em Algeciras. Trata-se de dois pórticos post Panamax (com um alcance de até 18 contentores em linha), quatro RTG e 90 plataformas para ligação de contentores frigoríficos.
O transporte para Ferrol será feito a bordo do Dong Bang Giant 3. As operações de embarque “começam amanhã” e “espera-se que o carregamento termine dentro de uma semana”, adiantou Lopoo Feijó ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS.
Em Ferrol, as operações de descarga deverão iniciar-se a “1 ou 2 de Dezembro”, acrescentou o líder da TCL, e também da concessionária do terminal de contentores de Ferrol.
O início das operações está agora agendado para o “primeiro trimestre de 2013”.
Através da FCT, a TCL detém a concessão do terminal de contentores de Ferrol por um período de 35 anos. O terminal será desenvolvido por fases, podendo atingir uma capacidade anual de 1,2 milhões de TEU. Certo é que com os seus mil metros de cais e fundos de -20 metros estará capaz para receber e operar os maiores porta-contentores do mundo, incluindo os Triple E da Maersk Line.
Cerca de 90 milhões de euros é quanto a TCL se propõe investir em Ferrol, afirmando-o como o terminal de contentores deep sea mais próximo dos congestionados portos do Norte da Europa.