Já a partir do próximo ano, a TCL, concessionária do terminal de contentores de Leixões, disporá em Ferrol do único terminal de contentores da costa atlântica com fundos de -20 metros.

Uma semana bastou para a administração do porto de Ferrol-San Cibrao decidir a concessão do novo terminal de contentores do porto exterior de Feerrol à Ferrol Container Terminal, detida a 100% pela TCL.

O início das operações deverá acontecer já em 2012, com a concessionária a investir cerca de 16 milhões de euros na primeira fase do terminal. Estarão disponíveis 500 metros de cais com fundos de -20 metros e um terrapleno de seis hectares. Entre os equipamentos previstos destacam-se dois pórticos de cais capazes de operar navios de mais de 9 000 TEU, com um alcance de até 18 filas de contentores.

Ou seja, já em 2012, o novo terminal de Ferrol estará apto a operar os maiores navios porta-contentores, que hoje apenas têm Sines e o Terminal XXI como opção na costa atlântica da Península.

Nessa primeira fase, o tráfego previsto rondará os 50 mil TEU/ano.

A segunda fase do terminal de Ferrol iniciar-se em 2015, para quando está prevista a ligação à rede ferroviária espanhola. A infra-estrutura ocupará então uma área de 29 hectares, dispondo de uma frente de cais de 780 metros (extensível até aos 1 460 metros). A capacidade instalada chegará ao milhão de TEU/ano.

A concessão do terminal de contentores do porto exterior de Ferrol será feita por um período de 35 anos.

Para a assinatura do contrato de concessão falta ainda a publicação do projecto no Boletim Oficial do Estado e cumprir o período de exposição pública.

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