Yilport Leixões é, a partir de agora, a nova marca da Terminal de Contentores de Leixões, a concessionária da movimentação de cargas contentorizadas no porto nortenho.
A mudança, comunicada esta semana ao mercado, é justificada com a intenção da Yilport Holding, do Grupo Yildirim, de “uniformização e de criação de uma imagem mais forte dos terminais portuários que a compõem”.
A Yildirim comprou o Grupo Tertir em Fevereiro de 2016, com isso passando a controlar várias concessões de terminais portuários em Portugal, Espanha e Peru.
No entretanto, e no caso concreto da concessão do terminal de contentores de Leixões, o grupo turco reforçou até aos 100% a posição na sociedade, mediante a compra das participações detidas por um grupo de investidores liderado por Lopo Feijó (que na sequência abandonou a presidência executiva) e pelo Grupo ETE.
O rebranding dos terminais inicia-se pelo TCL mas será progressivamente alargada à Liscont, Sotagus, Socarpor, Sadoport, Ferrol e Huelva.
Vieira dos Santos sobe a administrador
As saídas de Lopo Feijó, primeiro, e de Urbano Gomes, depois, da administração do TCL, por força das mexidas societárias, obrigaram à recomposição do conselho de administração da TCL. m
Carlos Silva, director da Yilport Ibérica, foi o primeiro nome cooptado, como ovogal do conselho de administração.
Mais recentemente, Jaime Vieira dos Santos, um “homem da casa”, director comercial do TCL, foi também cooptado para a administração, acumulando funções.