O Tribunal de Contas deu o visto prévio ao contrato para a compra de um sistema de sinalização ferroviária e 14 unidades triplas pelo Metropolitano de Lisboa.
O contrato, no valor de 114,5 milhões de euros, foi assinado a 8 de Fevereiro do ano passado, entre o Metropolitano de Lisboa e o Agrupamento Stadler Rail Valencia, S.A.U./ Siemens Mobility Unipessoal, Lda., mas só agora começa a contar o prazo de execução de 77 meses.
Em causa está a compra de 14 unidades triplas (42 carruagens), para ampliar a capacidade de oferta, e a instalação de um sistema de controlo automático e contínuo de comboios Communications-Based Train Control (CBTC) em toda a frota do Metropolitano de Lisboa, e a implementação de funcionalidades de protecção Automatic Train Protection (ATP), de operação Automatic Train Operation (ATO) e de supervisão Automatic Train Supervision (ATS) em toda a extensão das linhas Azul, Amarela e Verde.
Além disso, o contrato inclui a manutenção de todos os equipamentos durante três anos, o fornecimento de componentes durante mais dois anos e a formação de quadros da operadora.
A primeira unidade tripla deverá ser entregue no decorrer do primeiro trimestre de 2023 e a última durante o terceiro trimestre de 2025.