O Tribunal de Contas (TdC) concedeu hoje o visto aos contratos dos cinco lotes da futura rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto, anunciou a AMP.
“O Tribunal de Contas deu hoje o visto aos cinco lotes do Concurso Público Internacional para Aquisição do Serviço Público de Transporte Rodoviário de Passageiros na Área Metropolitana do Porto”, pode ler-se numa publicação da AMP nas redes sociais.
Em causa está o concurso público de 394 milhões de euros que acaba com um modelo de concessões linha a linha herdado de 1948 e abrange uma nova rede uniformizada de 439 linhas, incluindo bilhete Andante, com a frota de autocarros a apresentar “uma imagem comum em todo o território”.
A AMP lançou o concurso em Janeiro de 2020, após sucessivos adiamentos, organizado em cinco lotes cobrindo todos os 16 municípios, com excepção do Porto, onde a STCP opera em exclusividade.
O processo foi marcado por sucessivas impugnações por parte de alguns dos actuais operadores, que perderam o concurso público e operam, actualmente, ao abrigo de licenças provisórias que caducam no próximo 3 de Dezembro .
A 29 de Novembro de 2022, foram assinados os contratos dos lotes Norte Nascente (Santo Tirso/Valongo/Paredes/Gondomar) onde operará a Nex Continental Holdings, do lote Norte Poente (Póvoa de Varzim/Vila do Conde), onde operará a Porto Mobilidade, do lote Sul Nascente (Santa Maria da Feira/São João da Madeira/Arouca/Oliveira de Azeméis/Vale de Cambra), onde operará a Xerbus, e do lote Sul Poente (Vila Nova de Gaia e Espinho), com a Transportes Beira Rio. Já a assinatura do lote Norte Centro (Maia/Matosinhos/Trofa) foi feita no dia 27 de janeiro com o consórcio Vianorbus.
No passado 24 de Março, foi apresentada a nova marca dos transportes públicos rodoviários da AMP, que se vai chamar UNIR.
Os responsáveis da AMP têm apontado o final do primeiro semestre como data prevista para o arranque da nova rede.