A MSC foi, de longe, a companhia de shipping de contentores que mais CO2 emitiu na Europa, em 2023, aponta a Transport & Environment (T&E).
A MSC volta a estar na mira dos ambientalistas da T&E, de novo a propósito das emissões de CO2, agora no ano de 2023. Com base, diz, nos dados do MRV (sistema europeu de monitorização, comunicação e verificação das emissões de CO2), a MSC foi a maior poluidora, tendo emitido 10,3 milhões de toneladas.
Ainda de acordo com organização, seguem-se no ranking a CMA CGM e a Maersk, com emissões de 5,4 milhões de 4,8 milhões de toneladas de CO2, respectivamente.
Hapag-Lloyd, COSCO (ex-aequo), Evergreen, ONE, HMM, Unifeeder e ZIM completam o top 10 dos maiores poluidores.
Nos cruzeiros, é a Carnival a ostentar o indesejável título de companhia mais poluidora, sempre segundo a T&E, com um total de 2,6 milhões de toneladas de CO2 emitidas. Segues-se a MSC Cruises com 1,4 milhões de toneladas.
Norwegian Cuise Line, Royal Caribbean Group, Royal Caribbean Group/TUI Group, Viking Ocean Cruises, Marella Cruises, Fred Olsen, Saga Cruises e Virgin Voyages constam também do ranking divulgado pela T&E.
Os navios de contentores serão, de resto, responsáveis por mais de metade das emissões do shipping na Europa, com um total de 36 milhões de toneladas de CO2 registadas no ano passado, acrescenta a T&E.
De acordo com a organização ambientalista, a ligeira quebra das emissões do shipping na Europa no ano passado deveu-se essencialmente ao abrandamento do tráfego marítimo (com menos escalas nos portos).
Na prática, sustenta, os navios porta-contentores emitem hoje senvivelmente o mesmo que em 2018, apesar das melhorias introduzidas na eficiência técnica das embarcações, sustenta a T&E.