O Técnico Solar Boat estará no arquipélago da Madeira entre 2 e 11 de Setembro, pondo à prova os seus protótipos solares e a hidrogénio nas águas da Madeira e do Porto Santo.
O Técnico Solar Boat foi fundado em 2015 e atualmente é constituído por cerca de 70 estudantes,
maioritariamente do Instituto Superior Técnico, cujo objetivo passa por desenvolver embarcações de competição movidas a energias renováveis.
Desde da sua data de fundação, o TSB já desenvolveu 3 protótipos movidos a energia solar, designados por São Rafael 01 e 02 e o seu mais recente protótipo desenvolvido na época corrente, o São Rafael 03.
Além disso, o TSB decidiu agarrar um grande desafio e começou a desenvolver o seu primeiro protótipo movido a hidrogénio, o São Miguel 01.
Na época passada, devido ao cancelamento da competição internacional e sem a possibilidade de demonstrar o trabalho feito ao longo da época numa competição, o TSB teve que se adaptar e organizou a primeira edição do evento “Odisseia TSB”.
Assim, a equipa percorreu o país de Norte a Sul, tendo realizado várias travessias desde o Douro até ao Algarve, cada uma com a sua particularidade.
Acredita-se que este será um marco bastante importante na história do TSB!
A segunda edição do “Odisseia TSB” ocorrerá ainda este verão, na ilha da Madeira, onde a equipa navegará com o seu barco solar entre os dias 2 e 7 de setembro, sendo que depois segue até à ilha do Porto Santo, onde estará até ao dia 11 de setembro.
“Será uma grande oportunidade de mostrar o trabalho desenvolvido pela equipa ao longo do ano e sensibilizar a comunidade para o uso de energias renováveis”, afirma João Novo, o líder do TSB.
O evento conta já com a presença de reconhecidas figuras no desporto tais como Mayra Santos, Lúcia Franco, Mafalda Freitas, João Rodrigues e André Pereira, para além do apoio fundamental do Grupo Sousa e da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Juventude, como parceiros deste evento, que se adivinha grandioso e que vai testar os limites do nosso mais recente protótipo!
Mais perto da data do evento, o TSB irá publicar nas suas redes sociais os horários e os trajetos exatos, uma vez que estão dependentes das condições meteorológicas.