A digitalização, o big data e tecnologias como a inteligência artificial serão fundamentais à recuperação pós-Covid-19, de acordo com o secretário-geral da IMO.
Kitack Lim afirmou, num webinar sobre conectividade digital e padrões de dados, que a IMO está, por isso, a trabalhar para que haja maior adopção de tecnologia no shipping.
“Conhecendo os muitos desafios que aguardam o transporte marítimo e o comércio internacional, a IMO está a trabalhar para garantir a adopção de tecnologias que aumentem a conectividade e a eficiência das práticas de trabalho no transporte marítimo e na gestão de navios, seja nas comunicações marítimas ou na troca de informações entre navios e nos interfaces navio-terra, incluindo através do conceito da chamada ‘janela única’”, referiu o secretário-geral da IMO no webinar Digital Connectivity and Data Standards, organizado pela Autoridade Marítima e Portuária de Singapura.
Kitack Lim acrescentou que a pandemia afectou todos, em termos sociais e económicos, e teve um impacto sem precedentes na actividade marítima e nos profissionais do sector. O secretário-geral da IMO sublinhou que a pandemia mostrou que o transporte marítimo, “a forma mais eficiente e económica de transporte internacional, que movimenta mais de 80% do comércio global”, continua a ser o principal facilitador do comércio global. Lim defendeu, por isso, que, o transporte marítimo estará no centro da recuperação económica, tanto no mar como em terra.
“Nesse sentido, o transporte marítimo e os [profissionais] marítimos precisam de ser totalmente apoiados para que possam cumprir suas responsabilidades”, referiu, no que parece ser uma alusão às dificuldades de troca de tripulações devido às medidas de segurança para conter o novo coronavírus.
“A cooperação entre transporte marítimo, portos e logística será vital para melhorar a eficiência e a sustentabilidade do transporte marítimo e, portanto, facilitar o comércio e promover a recuperação económica e a prosperidade”, afirmou Kitack Lim.