A Tecnoveritas, a HyChem e a Mitsubishi estão a trabalhar na conversão de motores marítimos para operação dual fuel a hidrogénio, substituindo o diesel até 95%.
O projecto chama-se Hydrogen Pioneer e, como o nome indica, pretende ser pioneiro na adaptação dos motores marítimos convencionais para hidrogénio, com isso garantindo-lhes uma nova vida e reduzindo o investimento dos armadores, ao mesmo tempo que se cumprem os objectivos de descarbonização. A Tecnoveritas fornece a tecnologia, desenvolvida em Portugal.
Com a substituição do diesel pelo hidrogénio em até 95%, as emissões de carbono reduzir-se-ão também em até 95% e as de óxidos de azoto em até 99%, promete a tecnológica.
O motor marítimo é fornecido pela Mitsubishi (na foto, momento da assinatura do acordo com a Tecnoveritas) que, assim o projecto chegue a bom porto, comercializará a solução de conversão junto dos seus clientes. Já a HyChem fornecerá o hidrogénio e o espaço laboratorial.
Com mais de 25 anos de actividade internacional, a Tecnoveritas saltou para as páginas dos jornais a propósito da renovação ambiental do Vasco da Gama, que transformou o velho navio de cruzeiros num dos mais amigos do ambiente no sector. Entretanto, o mesmo tipo de solução foi já adoptada pela Compagnie du Ponant para quatro navios da classe Boreal.
Jorge Antunes, fundador e CEO da Tecnoveritas, insiste em que a descarbonização do transporte marítimo não implica o abandono puro e simples dos motores de combustão interna, que podem ser adaptados com vantagens para o ambiente e com custos significativamente mais baixos.
“Esta é uma forte aposta em soluções mais limpas e eficientes para o futuro, promovendo o hidrogénio como vector energético de excelência, e para o qual o país tem uma estratégia bem definida. O objectivo da TecnoVeritas é levar a tecnologia e o conhecimento que detém de Portugal para o resto do mundo marítimo, no âmbito da descarbonização marítima, o que é imperativo”, refere o empresário, citado em comunicado.
A Tecnoveritas e a HyChem constituíram entretanto uma joint-venture a 50/50, a HyVeritas, que se propõe actuar em toda a cadeia de valor do hidrogénio, apostando no desenvolvimento de soluções para a produção de hidrogénio, transporte e armazenamento de hidrogénio e conversão de motores marítimos.