A portuguesa Tecnoveritas foi a escolhida para modernizar ambientalmente quatro navios da companhia francesa de cruzeiros de luxo Compagnie du Ponant.
Depois do sucesso da renovação ambiental do Vasco da Gama – o “velho” paquete que Mário Ferreira adquiriu em 2020, e que, depois de intervencionado na Lisnave, se assume como um dos navios de cruzeiros mais amigos do ambiente -, a Tecnoveritas está a implementar as mesmas soluções por si desenvolvidas em quatro navios da classe Boreal da Compagnia du Ponant.
Através de um sistema SCR (Selective Catalytic Reactor) customizado será possível reduzir as emissões de NOx em mais de 80%. E com o recurso ao BOEM, um software baseado na nuvem, também de patente lusa, far-se-á a monitorização das emissões a bordo e à distância. Com isso, os navios poderão navegar em áreas ambientalmente mais sensíveis, como é o caso dos fiordes da Noruega.
A modernização ambiental dos quatro navios implica um investimento de cerca de seis milhões de euros na tecnologia portuguesa. Os dois primeiros navios já foram adaptados e os trabalhos no terceiro arrancaram esta semana, em Santander (uma escolha do armador).
“Ao fazermos esta actualização ambiental dos navios, estamos a dar-lhes uma nova vida”, destaca Jorge Antunes, CEO da Tecnoveritas, citado em comunicado..
A Compagnie du Ponant decidiu antecipar em quase três anos o cumprimento das emissões IMO TIER III.