A Tecnoveritas, empresa portuguesa especializada em serviços de engenharia e soluções tecnológicas de eficiência energética para o setor naval, marca presença na Nor-Shipping 2023, que se realiza a partir de hoje, até ao próximo dia 9 de junho em Oslo, na Noruega.
Considerada uma das mais importantes feiras internacionais do setor marítimo, o evento realiza-se de dois em dois anos e inclui exposição, networking entre empresas e a realização de conferencias, seminários e workshops, estando prevista a participação de cerca de 1000 organizações para discutir como a indústria marítima pode alcançar um futuro lucrativo e sustentável.
Durante o evento a Tecnoveritas irá apresentar as suas soluções de Diagnóstico e Monitorização de Navios, criadas para otimizar a energia e as emissões de uma viagem, reduzindo assim os custos operacionais e o consumo de combustível. Terá também um seminário técnico dedicado às estratégias para a descarbonização, abordando soluções se podem aplicar na indústria a curto, médio e longo prazo, no dia 7 de junho.
Recorde-se que a Tecnoveritas foi a empresa responsável pela modernização ambiental do Navio Vasco da Gama, da Mystic Cruises, em 2020, dos navios de cruzeiros mais amigos do ambiente a nível mundial.
Mais recentemente a Tecnoveritas foi a escolhida, também, para modernizar ambientalmente quatro navios da companhia francesa de cruzeiros de luxo Compagnie du Ponant, num contrato de cerca de 6 milhões de euros.
Através de um sistema SCR (Selective Catalytic Reactor) customizado é possível reduzir as emissões de NOx em mais de 80%. E com o recurso ao BOEM, um software baseado na nuvem, também de patente lusa, far-se-á a monitorização das emissões a bordo e à distância.
Com isso, os navios poderão navegar em áreas ambientalmente mais sensíveis, como é o caso dos fiordes da Noruega.