A Teixeira Duarte garantiu a concessão do terminal de contentores de La Guaira, na Venezuela, por um período de 20 anos. A cerimónia da assinatura do contrato contou com o presidente do país, Nicolás Maduro, e foi transmitida pela TV estatal.
“Os serviços portuários são indispensáveis para que o nos propomos fazer na economia, tanto no comércio externo, como no interno (…). O Porto de La Guaira tem que ser o porto com melhores serviços e de mais avançada tecnologia da América, tem que ser o primeiro porto das Caraíbas (…) e estamos em condições de que seja assim, com os nossos sócios de Portugal”, disse Nicolás Maduro.
No âmbito da “aliança estratégica” agora formalizada entre a Teixeira Duarte e a estatal Bolivariana de Puertos (Bolipuertos), a construtora portuguesa deterá a concessão do terminal de contentores por um período de 20 anos, comprometendo-se a investir 20 milhões de dólares na concessão.
A Teixeira Duarte liderou o consórcio responsável pela construção do terminal de La Guaira, uma obra lançada ainda por Hugo Chávez, como recordou Pedro Teixeira, presidente da construtora. O ministro venezuelano de Transporte, Ricardo Molina, sublinhou por seu turno que a Teixeira Duarte já investiu 40 milhões de dólares no projecto de melhoramento e ampliação do Porto de La Guaira.
O terminal de contentores de La Guaira dispõe de 693 metros de cais, com fundos de -15,2 metros, e está equipado com seis pórticos de cais, 15 pórticos de parque, dois reach-stackers e seis empilhadores frontais. A sua capacidade é de um milhão de TEU/ano.
O novo terminal deverá iniciar as operações a 14 de Abril próximo.