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Terceira reivindica alterações no transporte marítimo de carga

por T&N
07/10/2024
em Marítimo
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O Conselho de Ilha da Terceira, nos Açores, defende alterações ao modelo de transporte marítimo de carga para a ilha e uma maior previsibilidade nas ligações aéreas para o estrangeiro.

“É altura de começarmos a pensar que é melhor lançarmos um concurso público internacional, apenas com um operador, com um serviço muito bem definido e dar a devida indemnização financeira a essa companhia”, sugeriu o presidente do Conselho de Ilha da Terceira, Marcos Couto, numa reunião do órgão que decorreu na Praia da Vitória.

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Perante críticas de vários conselheiros sobre os atrasos na chegada dos navios, com prejuízos para os empresários, Marcos Couto, que é também presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo (CCAH), disse que o transporte de mercadorias para a região é, neste momento, “um oligopólio absolutamente descontrolado”.

“Ninguém fiscaliza nada, há uma cartelização clara entre os três operadores, só que a região, porque não tem de dar qualquer tipo de pagamento pelo serviço que tem, opta por fazer como Pôncio Pilatos e lavar daí as mãos”, afirmou.

Segundo o presidente do Conselho de Ilha, reeleito hoje, a região “não quer pagar” pelo transporte de mercadoria por via marítima para os Açores, que não está sujeito a obrigações de serviço público, e por isso vai encomendando estudos, mas “nunca decide nada”.

“Nunca houve coragem política de fazer rigorosamente nada no que diz respeito a este assunto”, frisou.

Para Marcos Couto, “se o mercado não tem escala para que as coisas funcionem de outra forma”, como alegam os operadores, deve ser aberto um concurso público internacional, mas que tenha “muito bem definido o que são as obrigações, [o navio] entra por onde, sai por onde e quando não cumpre [os horários] o que é que paga ou o que é que deixa de receber”.

“A economia da região e da ilha Terceira, claramente, não vai crescer enquanto isto não for alterado”, salientou.

Quanto às ligações aéreas para o estrangeiro na época baixa, o presidente do Conselho de Ilha lamentou que só tivesse sido anunciado um voo da Azores Airlines entre Terceira e Nova Iorque há duas semanas, alertando para “a possibilidade de algum insucesso”.

Segundo Marcos Couto, enquanto “as ligações para Nova Iorque e Boston via Ponta Delgada [ilha de São Miguel] nunca saíram do sistema”, as ligações das duas cidades norte-americanas para a ilha Terceira “foram disponibilizada no sistema há muito pouco tempo e isso leva a esforço redobrado” de promoção.

“O que eu acho altamente condenável é a forma como a Azores Airlines trata de forma diferenciada esta realidade da ilha Terceira, e isso preocupa-me”, apontou.

O empresário revelou mesmo que, enquanto presidente da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, negociou “durante seis meses” com a companhia aérea do grupo SATA, alegando que “se não fosse a pressão política” não teria havido qualquer ligação.

Marcos Couto disse que foi criado um produto turístico “altamente diferenciador” para oferecer nestes mercados norte-americanos, que passa por vender cidades património mundial atlânticas, neste caso as cidades de Angra do Heroísmo e do Porto.

Havendo ligações aéreas entre Nova Iorque e Boston para a Terceira e da ilha para o Porto, o turista norte-americano pode visitar as duas cidades, que têm em comum “história, cultura e gastronomia”, explicou.

Os conselheiros discutiram, durante mais de uma hora, o parecer a dar à anteproposta de Plano de Investimentos da Região para 2025, mas acabaram por decidir criar um grupo de trabalho, que reúna contributos das várias entidades representadas, e adiar a votação para uma reunião extraordinária, no final de Outubro.

Foi, no entanto, decidido, por maioria, que o parecer não fará uma avaliação positiva ou negativa do documento, apresentando apenas uma listagem de aspectos positivos e negativos.

O Conselho de Ilha é um órgão consultivo do Governo Regional dos Açores composto por autarcas e representantes de organizações sociais, ambientais, culturais e empresariais da ilha, bem como deputados e um membro do Executivo, que não têm direito a voto.

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