O arranque das operações dos terminais da Medway na Extremadura está a demorar mais do que o previsto. Só o de Badajoz recebeu já o primeiro comboio, na semana passada.
Atrasos nas obras são as explicações avançadas ao “El Mercantil” por fontes conhecedoras dos processos para justificarem os atrasos nos terminais de Navalmoral de La Mata e Mérida, cuja exploração foi ganha pela Medway no ano passado.
O terminal de Navalmoral deveria ter iniciado as operações em Dezembro passado, enquanto o de Mérida tinha o arranque previsto para Março próximo. As fontes citadas pelo media espanhol não especificaram os atrasos em causa (nem os seus responsáveis), nem as novas datas para as inaugurações.
Foi em meados de 2023 que a Medway venceu o concurso promovido pela Junta da Extremadura para a concessão da operação dos dois citados terminais e do da plataforma logística de Badajoz, em parceria com a empresa pública Extremadura Avante.
O processo de constituição da nova sociedade demorou mais que o previsto e, por isso e não só, o início das operações em Badajoz acabou por ser adiado para Outubro do ano passado, ficando Navalmoral para Dezembro e Mérida para Março próximo.
Facto é que, noticia o “El Mercantil”, mesmo o terminal da plataforma logística de Badajoz só na semana passada recebeu o primeiro comboio de contentores, e as operações regulares deverão iniciar-se na próxima semana, mas com apenas um comboio semanal.
A Medway detém a concessão dos três terminais por um prazo de 15 anos, contra o pagamento de uma renda anual de 120 mil euros.
No contrato de concessão, a operadora ferroviária comprometeu-se a realizar um mínimo de seis comboios (três entradas e três saídas) por semana em cada terminal. E a prazo, num horizonte máximo de dez anos, terá de aumentar o movimento para oito comboios / semana.