A capacidade mundial dos terminais de contentores poderá aumentar em 260 milhões de TEU até 2023, assim se concretizem os 350 projectos novos ou de expansão anunciados, calcula a DS Research.

Os terminais de contentores aumentarão a capacidade em 260 MTEU

A consultora germânica estima, porém, que no final o aumento da oferta dos terminais de contentores deverá ficar em linha com a subida expectável da procura… que deverá rondar os 210 milhões de TEU no mesmo período. A DS Research explica a discrepância no facto de, em média, a concretização dos projectos previstos ser inferior ao anunciado.

“O propósito dos anúncios de projectos é atrair o interesse de investidores e potenciais clientes. Portanto, o que é anunciado geralmente excede o que é, de facto, construído”, indica, no relatório, Daniel Schaefer, analista da DS Research.

Com o tempo, a concretização dos anúncios ajusta-se ao mercado, acontecendo projectos serem reduzidos, adiados ou mesmo cancelados.

Ainda assim, “esperamos que cerca de dois terços dos projectos de expansão incluídos no nosso pipeline de projectos sejam, realmente, concluídos, com taxas de execução entre 40% para o Norte da África e 70% para o Sudeste Asiático e Oceania”, acrescentou.

A maior concentração de projectos de terminais de contentores verifica-se na Costa Leste dos Estados Unidos, no Mar Mediterrâneo, no Canal de Suez, no Golfo Pérsico e no Estreito de Malaca – afastando-se do Norte da Europa e do Canal do Panamá.

No entanto, a maioria dos projectos previstos é de pequeno ou médio porte: cerca de 75% dos que deverão estar concluídos até 2023 incluem uma expansão de capacidade abaixo de um milhão de TEU.

Oferta aumenta mais que a procura

Devido a vários factores, a capacidade de movimentação de contentores tem aumentado a um nível relativamente constante de 40 a 50 milhões de TEU por ano, excedendo em grande parte o crescimento da procura.

Cerca de 300 projectos, com 185 milhões de TEU de nova capacidade, foram construídos nos últimos quatro anos, enquanto o volume de contentores movimentados aumentou apenas 63 milhões de TEU.

 » Terminais de contentores: tráfego duplica aumento de capacidade

 

 

 

Os comentários estão encerrados.