O ritmo de expansão dos terminais de contentores deverá contrair pelo menos 40% nos próximos cinco anos, prevê a Drewry.
Nos próximos cinco anos, a capacidade global dos terminais de contentores deverá crescer a uma taxa média anual de 2,1%, o que equivale a 25 milhões de TEU adicionais por ano. A confirmar-se, este ritmo será bastante inferior ao observado na última década, em que o aumento médio anual da capacidade foi superior a 40 milhões de TEU, refere a Drewry no seu mais recente relatório anual sobre os operadores globais de terminais de contentores.
No mesmo período, a movimentação de contentores nos terminais deverá crescer a uma média anual de 3,5%, de 801 milhões de TEU em 2019 para 951 milhões de TEU em 2024. A Drewry avisa, porém, para os riscos de fiabilidade dessa previsão, devido a possíveis confinamentos adicionais pela pandemia de Covid-19.
“A nossa previsão a cinco anos para a movimentação de contentores nos portos globais foi drasticamente reduzida devido à pandemia do Covid-19, e os riscos de deterioração permanecem fortes”, indica Eleanor Hadland, autora do relatório e analista sénior de portos e terminais da Drewry.
O actual cenário é, de resto, a principal razão para as cautelas dos portos na implementação dos seus projectos de expansão. “Os principais projectos de expansão e projectos de raiz que já estão em construção ou com arranque previsto para 2020 e 2021 podem enfrentar pequenos atrasos devido a interrupções nas cadeias de abastecimento globais durante o primeiro semestre de 2020”, refere Hadland.
“No entanto, para projectos que estão num estágio inicial de planeamento, principalmente onde os contratos de construção e pedidos de equipamentos ainda não foram licitados, a suspensão ou o cancelamento são mais prováveis se as condições do mercado permanecerem más”, acrescenta.
Os operadores globais já tinham, nos últimos anos, reduzido os planos de investimento, com poucos projectos de raiz em andamento. A Drewry indica, porém, que o caminho para a automatização de terminais deverá manter-se.
Cinco controlam quase 1/3 do mercado
O relatório contém também uma análise aos principais operadores de terminais de contentores do mundo.
A PSA International, de Singapura, está no topo da lista, enquanto o ex-número um, Hutchison Ports caiu para o quarto lugar. O segundo posto é da Cosco Shipping Ports e o último lugar do pódio é ocupado pela APM Teminals.
O “top” cinco é fechado pela DP World. Os cinco maiores operadores mundiais respondem por uma quota de mercado de 30,7%.