Os sete maiores operadores mundiais de terminais de contentores concentraram mais de 40% dos movimentos em 2023. A PSA International manteve a liderança. A MSC foi quem mais cresceu.
Os movimentos de fusões e aquisições continuaram a baralhar o panorama mundial de operadores de terminais de contentores em 2023, de acordo com o último Global Container Terminal Operators Annual Review and Forecast da Drewry.
Ainda que o número de operadores globais considerados se tenha mantido nos 21 face a 2022, desapareceram players como a Bolloré Africa Logistics (comprada pela MSC) ou a SAAM Ports (idem, pela Hapag-Lloyd) e entraram novos como a Adani, a AD Ports Group ou a Hapag-Lloyd.
Juntos, os 21 operadores globais movimentaram 428,8 milhões de TEU em 2023, ou 48,6% do total mundial, com um crescimento homólogo de 2,3%.
Os sete maiores players mundiais movimentaram 350 milhões de TEU, 40,4% do total, a crescerem 2%.
A PSA Internacional manteve a liderança do ranking da Drewry, com 62,6 milhões de TEU movimentados, a crescer 4,6%. A China Merchants Group ascendeu ao segundo posto, com 55 milhões de TEU (+8,7%), ultrapassando a China COSCO Shipping (53,8 milhões de TEU, +1,4%).
A MSC (através da TIL e, com a compra da Bolloré, da AGL) registou o maior crescimento entre os principais players: 10%, para 42,3 milhões de TEU. E ficou muito mais perto da APM Terminals (4.ª, com 48,9 milhões de TEU, -1,2%), da DP World (5.ª, cm 44,3 milhões, -4,7%) e da Hutchison Ports (6.ª, 43 milhões, -4,6%).
Na sua análise, a Drewry estima que as mexidas no ranking não se ficarão por aqui, desde logo porque os efeitos de algumas fusões e aquisições ainda não se fizeram sentir completamente (casos da AD Ports e Hapag-Lloyd), mas também porque há mercados regionais particularmente activos que beneficiarão especialmente alguns players (caso da Adani).
O ranking da Drewry é elaborado numa base ajustada pelas participações accionistas dos diferentes grupos.