Sábado, Julho 12, 2025
  • Login
Transportes & Negócios
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Turismo e ferrovia

    A Europa e os comboios noturnos

    Vítor Figueiredo reeleito na APOL

    Desafios vs. Conveniência

    Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

    O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Concessões portuárias não são PPP

    A inovação no sector dos transportes

    Resiliência na Supply Chain: da prevenção à vantagem competitiva

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Voar com a patrulha pata

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Turismo e ferrovia

    A Europa e os comboios noturnos

    Vítor Figueiredo reeleito na APOL

    Desafios vs. Conveniência

    Intermodalidade: uma escolha do coração… e da razão

    O horizonte é o nosso destino: Portugal, a futura plataforma logística do Mundo

    A nova corrida ao Ártico: o tabuleiro global das ambições climáticas e geopolíticas

    Concessões portuárias não são PPP

    A inovação no sector dos transportes

    Resiliência na Supply Chain: da prevenção à vantagem competitiva

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Voar com a patrulha pata

  • ENTREVISTAS
    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Apoios à ferrovia devem ir além dos operadores

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Viana do Castelo à espera do OE para dar o “salto”

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Transitários serão empresas de alta tecnologia

    Devlop prestes a fechar mais uma compra

    Experiência do NEXUS deve ter continuidade

  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Terminal da OJE no Entroncamento arranca até Março

por T&N
02/11/2023
em Destaque, Ferroviário
2
Terminal da OJE no Entroncamento arranca até Março
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp

O terminal rodo-ferroviário da OJE no Entroncamento iniciará operações até ao final do primeiro trimestre do próximo ano, avançou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS o presidente da empresa, Carlos Sampaio.

Quatro anos volvidos sobre o lançamento do projecto, que junta a Operfoz (operador portuário da Figueira da Foz) e a Jomatir (transitário que nos últimos anos tem feito uma forte aposta na intermodalidade de base ferroviária), já é possível “anunciar” o arranque da actividade do terminal da OJE, em desenvolvimento no Parque Empresarial do Entroncamento, paredes meias com a Linha do Norte.

O terminal, que se assume como um verdadeiro “porto seco”, com todas as valências a tal inerentes, ocupa uma área de cerca de dez hectares, cerca de metade dos quais concessionada pela Câmara Municipal do Entroncamento por um período de 75 anos, prorrogáveis por mais 25 anos, no âmbito de um protoloco assinado já em Novembro de 2021.

A infra-estrutura disporá de “duas linhas férreas com mais de 600 metros de comprimento (quase concluídas), capacidade de parqueamento de 3 200 TEU (as obras de terraplanagem e pavimentação estão muito adiantadas), zona de armazenagem fechada (em fase de adjudicação) e oficina”. A oferta de serviços compreenderá “a consolidação e desconsolidação de cargas, armazenagem e tratamento de mercadorias, depósito e manutenção / reparação de contentores.  E, claro, os serviços aduaneiros típicos de um porto seco”, resumiu Carlos Sampaio.

O terminal surge onde já existem outras infra-estruturas similares, mas isso não é motivo de preocupação para os promotores. A escolha da localização teve a ver “com a oportunidade, as acessibilidades rodo-ferroviárias (o nosso terminal está ao lado da Linha do Norte e é o mais próximo do terminus da Linha de Leste, por exemplo) e a actividade económica da região”, referiu o presidente da OJE.

Para alavancar o arranque das operações, o novo terminal contará com os movimentos dos seus promotores, mas os contactos já havidos com potenciais interessados em utilizar a infra-estrutura permitem o optimismo. “A reacção do mercado tem sido muito positiva. Estamos a falar de armadores, operadores logísticos, operadores ferroviários. Há uma grande expectativa. Estamos bastante optimistas”, sintetizou.

“O nosso foco é servir a carga, a indústria, Ou as indústrias: a indústria da região e a indústria do mar. Seremos um terminal aberto, neutro, pronto a trabalhar com todos”, reforçou Carlos Sampaio.

A aposta na descarbonização dos transportes e na transferência de cargas da rodovia para a ferrovia é outro dos motivos a alimentar o optimismo da OJE, que aposta na área de negócio das auto-estradas ferroviárias, que começam agora a despontar na Península Ibérica e hão-de chegar a Portugal. “Bastará pensarmos na transferência de uma pequena percentagem das cargas que andam na estrada para a ferrovia, para ser caso para dizer que a capacidade instalada – ao nível dos terminais, mas também dos operadores ferroviários – não será suficiente”.

Sobre o investimento realizado no terminal do Entroncamento, Carlos Sampaio escusou-se a quantificá-lo, “até porque as contas ainda não estão fechadas”. Mas sempre adiantou que, por força “dos atrasos, pela burocracia e pela pandemia, da inflação e da conjuntura, estimamos um sobrecusto de cerca de 30%”.

Quatro anos demorou a pôr de pé o novo terminal. Tempo demasiado? “Na verdade, não sabemos, porque não temos termo de comparação, e porque há muito que não se fazia um terminal de raiz”, concedeu o gestor. Mas foi, “sem dúvida, mais tempo do que esperávamos, devido sobretudo a questões burocráticas. O que mais demorou foi a definição do projecto de acessbilidades ferroviárias ao parque. Apesar da boa-vontade da Infraestruturas de Portugal. Agora que isso está resolvido, vamos  concluir o que falta (porque não se justificava estar a investir mais sem ter um horizonte de início da actividade) para operar ainda no primeiro trimestre de 2024”, concluiu o presidente da OJE.

Comentários 2

  1. Paulo Oliveira says:
    2 anos atrás

    A Cidade do Entroncamento possui potencial logístico para ser o principal centro de distribuição de mercadorias e produtos do sul da Europa.

  2. João Paulo Antunes dos Santos says:
    2 anos atrás

    Uma óptima oportunidade de trabalho

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Porto da Figueira da Foz reforça nos painéis solares

Porto da Figueira da Foz reforça nos painéis solares

11/07/2025
Sines promoveu sessão de esclarecimento sobre novo Sistema de Entrada/Saída nas fronteiras marítimas

Sines promoveu sessão de esclarecimento sobre novo Sistema de Entrada/Saída nas fronteiras marítimas

11/07/2025
Porto de Aveiro investe na produção de energia renovável

Porto de Aveiro investe na produção de energia renovável

11/07/2025
DPD expande envios com etiquetas digitais

DPD expande envios com etiquetas digitais

10/07/2025
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • EDIÇÕES T&N / RISCOS
    • PORTO MARITIME WEEK 2024
    • SEMINÁRIOS T&N
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • WEBINARS T&N
  • NEWSLETTER
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados