O terminal de contentores de Ferrol, concessionado à TCL (através da FCT), deverá estar operacional ainda antes do final do ano, o mais tardar no início de 2013, pretende a administração portuária.

De acordo com informações divulgadas pela autoridade do porto de Ferrol-San Cibrao, prevê-se para Novembro o transporte dos equipamentos de movimentação de contentores, à partida de Algeciras.

Trata-se de dois pórticos de cais pós-panamax, capazes de operarem navios de +9 000 TEU (com um alcance até 18 filas), quatro gruas RTG para movimentação dos contentores no parque e mais de 300 tomadas de corrente eléctrica para alimentar os contentores refrigerados.

Tal como o TRANSPORTES & NEGÓCIOS noticiou oportunamente, estes equipamentos foram adquiridos à Acciona.

A viagem entre Algeciras e Ferrol deverá ocorrer entre 3 e 20 de Novembro. De momento prosseguem os trabalhos de preparação do terminal para a instalação dos pórticos.

O terminal de contentores do porto exterior de Ferrol arrancará com uma frente de cais de 500 metros e fundos de -20 metros. O projecto aponta para uma frente de cais de 780 metros (ainda extensível até aos 12 460 metros), 29 hectares de terraplenos e uma capacidade instalada de um milhão de TEU.

O terminal está concessionado à FCT (detida a 100% pela concessionária do terminal de contentores de Leixões) por um prazo de 35 anos. O montante global dos investimentos previstos é de 90 milhões de euros. Nesta primeira fase serão aplicados cerca de 16 milhões de euros.

O novo terminal pretende assumir-se como concorrente directo de Sines na fachada atlântica da Península Ibérica.

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