O novo terminal de contentores de Leixões deverá estar concluído em Novembro de 2023, ainda antes do previsto no Plano Estratégico do porto nortenho, garante o Ministério do Mar.

Governo garante novo terminal de contentores de Leixões

Numa reacção às “declarações erradas da Associação Comercial do Porto (ACP)” sobre os investimentos em Leixões, o ministro de Ana Paula Vitorino sustenta, em comunicado, que o desenvolvimento do terminal de contentores de -14 metros “está em linha com o calendário inicialmente previsto para a sua concretização, de acordo com a “Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026””.

“O lançamento do concurso público internacional para este investimento está previsto para Março de 2021 e a conclusão da obra para Novembro de 2023, ou seja, existe um prazo inferior a 4 anos [referidos pela ACP no seu comunicado] desde o lançamento do concurso até à conclusão da obra”, acrescenta.

Contrariando a acusação de adiamento dos investimentos, o Ministério do Mar sublinha ainda que “o Plano Estratégico da APDL de 2017 prevê que este investimento esteja concluído em 2024, ao contrário da previsão do Governo que aponta para a conclusão da obra em 2023”.

Ana Paula Vitorino critica ainda o facto de a ACP ter emitido um comunicado sem que antes “tenha tomado qualquer iniciativa no sentido de manifestar alguma preocupação sobre estas matérias junto do Governo ou da Administração da APDL”.

O ministério critica ainda o timing da posição pública da ACP, “num momento em que a APDL está prestes a lançar concurso para a realização das obras associadas ao prolongamento do quebra-mar e à melhoria das acessibilidades marítimas”, obras “prévias e necessárias à concretização do Novo Terminal de Contentores de Leixões”.

» ACP exige terminal de -14 metros em Leixões

 

This article has 1 comment

  1. Com esta MINISTRA DO MAR ANA PAULA VITORINO nem daqui a 10 anos está pronto o novo terminal de Leixões e modernizado / ampliado o actual a senhora desgoverna o sector desde que era sec estado do ex MINISTRO JAMAIS LINO NO TEMPO DO SÓCRATES nunca os portos portugueses perderam tanto para os portos espanhóis como em apenas 6 meses de 2018 !