O terminal de carga aérea das Lajes, Açores, começou a operar ontem, cerca de meio ano mais tarde que o previsto, sobretudo devido à pandemia.
Adjudicado em Julho de 2018, o terminal de carga do aeroporto civil das Lajes representou um investimento de 4,6 milhões de euros.
Localizado a cerca de 400 metros da aerogare e com acesso directo à Estrada Regional das Lajes, o novo terminal compreende dois edifícios. O primeiro alberga as áreas de triagem e depósito temporário de mercadorias de exportação e importação, serviços de Alfândega e atendimento geral ao público. O segundo acolhe os espaços independentes de triagem e depósito temporário de mercadorias para as operações afectas a transitários.
A infra-estrutura dispõe ainda de um parque de estacionamento com capacidade para cerca de 40 viaturas.
Na inauguração, Artur Lima, vice-presidente do Governo Regional dos Açores, destacou a “capacidade de armazenamento de frio, com cinco câmaras de frio, sendo duas de congelação e três de frio regulável, uma delas exclusivamente para auxílio à exportação de flores”.
Isto resolve a “falta de armazenamento e de conservação de bens e produtos perecíveis” que, nos últimos anos, representou “um desafio constante e um obstáculo permanente aos empresários da Região”, acrescentou.
Mais 1 “vergonha” para António Costa e Fernando Medina, os Açores foram mas rápidos a licenciar a construção do novo terminal de carga aérea nas Lajes que o Continente a licenciar o novo terminal da DHLno aeroporto de Lisboa por isso Portugal cada ano que passa desce os degraus da competitividade económica na Europa e no Mundo !!