O terminal de contentores do porto da Beira tem a partir de hoje um novo acesso rodoviário e uma área de três hectares para parqueamento de contentores, anunciou o governo moçambicano.

Moçambique - Porto da Beira

O investimento de 5,2 milhões de euros da Cornelder, concessionária do porto, vai “incrementar a capacidade do terminal, principalmente nos períodos de pico, em que se regista maior tráfego de camiões transportando contentores para embarque”, refere-se em comunicado.

Até aqui, o acesso ao terminal era feito por uma única estrada de uma faixa de rodagem em cada sentido, o que “tem originado congestionamentos”.

A inauguração das novas infraestruturas junta-se aos trabalhos de aprofundamento do canal de acesso ao porto, iniciados em Novembro, e às melhorias na estrada nacional N6.

“O objetivo é tornar o porto da Beira mais eficiente, competitivo e de rápida resposta às necessidades do mercado nacional e regional”, conclui o governo.

O porto da Beira perdeu este ano um cliente de peso, a empresa mineira Vale, que trocou o porto e a Linha do Sena pela sua própria linha férrea e terminal em Nacala, a Norte, para escoar 18 milhões de toneladas anuais de carvão extraído em Moatize, Interior do país.

 

Comments are closed.