A partir de Agosto, a Alemanha disporá de um terminal capaz de receber os maiores porta-contentores do mundo em quaisquer condições de marés.
O novo terminal de Wilhelmshaven é uma iniciativa da Eurogate. A Maersk Line é o primeiro cliente já confirmado.
O terminal terá fundos de -18 metros, sendo por isso o único terminal de águas profundas da costa alemã no Mar do Norte. E estará equipado com pórticos de cais construídos pela chinesa ZPMC, com um alcance fora de cais de 78 metros, capazes de operar navios com até 25 filas de contentores.
Os Triple E de 18 000 TEU encomendados pela Maersk Line terão 23 filas de contentores sobre o convés.
O novo terminal disporá ainda de uma extensa área de armazéns e instalações logísticas. As ligações ao hinterland serão asseguradas por via férrea e pela principal auto-estrada Norte-Sul alemã.
Os seus promotores apostam em transformar o terminal de Wilhelmshaven numa referência nos tráfegos de transhipment de/para a Escandinávia, Rússia e Europa de Leste.
A Eurogate, parceira da Mota-Engil na Liscont, opera dez terminais de contentores na Europa, entre os quais se contam os de Hamburgo e de Bremerhaven.