O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões foi considerado o “Melhor projecto público de arquitectura” nos prémios Construir 2016. A próxima distinção poderá chegar já a 1  de Novembro, no âmbito dos WAN Awards.

Leixões

A vitória nos prémios Construir, instituídos pelo Jornal Construir (em parceria com a revista Anteprojectos), acontece pelo segundo ano consecutivo. Em 2015  venceu na categoria de “Melhor projecto da área da engenharia”.

Para 1 de Novembro espera-se a decisão do júri do prestigiado concurso internacional WAN Awards 2016, em que o Terminal de Cruzeiros de Leixões foi seleccionada para as short list nas categorias Transport e Waterfront.

Os WAN Transport & Waterfornt Awards 2016 nomeiam projectos inovadores de todo o mundo. No caso de Leixões,  um júri de renome caracterizou o novo Terminal como “ambicioso”, “impressionante” e “exemplar”.

“O Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões tem vindo, desde a sua abertura, a afirmar a sua notoriedade junto de júris nacionais e internacionais, e os prémios que vence e as short list que integra  reforçam a excelência arquitectónica de um edifício emblemático no país e no mundo” salienta, em comunicado, a Administração da APDL.

Da autoria do arquitecto Luís Pedro Silva, construído a 700 metros da costa, o Terminal de Cruzeiros de Leixões soma reconhecimentos, desde o título de Melhor Porto do Ano, pela Seatrade Awards 2015, aos AZAwards canadianos, já este ano.

Comments are closed.