Quarta-feira, Março 29, 2023
  • Login
Transportes & Negócios

  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
    Os portos portugueses – uma década perdida

    Os Portos num contexto de desenvolvimento

    Discutir o NAL não pode ser discutir a TAP

    Mais um ano de “taxa de carbono” , e a indústria à espera de retorno

    Contos impopulares [i]

    Transtejo – Renovar a frota com um falso projeto de investimento

    O oásis Total

    O mundo novo imprevisível que já chegou

    SST do condutor

    SST do condutor

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

    A mudança (inevitável) na proposta de valor dos portos

  • ENTREVISTAS
    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista de José Carlos Barbosa (CP)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Diogo Marecos (Yilport)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Jaime Vieira dos Santos (CP Leixões)

    Entrevista a Joaquim Guerra, Presidente da Plataforma Ferroviária Portuguesa

    Entrevista a Joaquim Guerra (Plataforma Ferroviária Portuguesa)

  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Terminal de cruzeiros de Lisboa pronto no Verão

por T&N
01/06/2017
em Cruzeiros
0
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
O novo terminal de cruzeiros em Santa Apolónia, Lisboa, vai estar a funcionar durante “este Verão”, apesar dos sucessivos atrasos na obra devido às condições meteorológicas e ao tipo de construção, garante  a ministra do Mar.

Ana Paula Vitorino

Em Março, Ana Paula Vitorino apontou a entrada em funcionamento do terminal para “o mais tardar em Maio”. A 15 de Maio, à “Lusa”, a governante justificou o atraso com as condições climatéricas adversas que se sentiram em Lisboa, estimando então que a obra terminasse em Junho e prevendo a inauguração da infraestrutura “este Verão”.

Ontem, questionada pelos jornalistas durante uma visita à futura gare de cruzeiros em Santa Apolónia, a ministra assumiu que a obra não estará concluída em Junho, mas manteve o objectivo “de ter o terminal a começar a funcionar neste Verão”, sem, no entanto, concretizar uma data.

Ana Paula Vitorino justificou este atraso com os materiais utilizados e o tipo de construção. “Julgo que o rigor que está a ser aplicado nesta obra faz com que seja necessário um pouco mais de tempo do que estava previsto. Mas é por boas razões, porque, efectivamente, estão a ser aplicados, não só materiais, como a ser utilizados métodos construtivos, um pouco diferentes e inovadores (como o betão com cortiça), que exigem um pouco mais de tempo”, explicou a governante, indicando que o mau tempo foi outro dos factores que também atrasou o andamento da empreitada.

A ministra frisou, contudo, que o mais importante é “ter um novo edifício, uma nova funcionalidade que irá melhorar bastante, não só a qualidade de vida, como a economia da cidade, da região e do país”.

Ana Paula Vitorino explicou que o terminal permitirá receber mais cruzeiros, mais passageiros, com melhores condições, além de possibilitar que Lisboa receba outro tipo de cruzeiros, operações ‘turnaround’, “que permitirão deixar mais-valia na cidade” e “potenciar o turismo noutras áreas de Portugal”.

O futuro terminal de cruzeiros tem uma expectativa de tráfego, a curto/médio prazo, de 800 000 passageiros/ano (actualmente Lisboa movimenta cerca de 500 mil) e uma capacidade limite de 1,8 milhões de pessoas.

“Quer dizer que teremos uma infraestrutura que ainda dará para alguns anos e para acolher o crescimento que esperamos que exista”, vincou a ministra do Mar, lembrando que só em Maio “o movimento (…) cresceu 27% relativamente ao período homólogo do ano passado”.

“Não esperamos que se mantenham estas taxas de crescimento para sempre, mas isto diz-nos que temos muita margem de crescimento e que esse potencial de crescimento se está a concretizar”, defendeu a governante.

 

 

Notícias Relacionadas

Hapag-Lloyd estreia TEX no porto de Lisboa
Marítimo

Hapag-Lloyd estreia TEX no porto de Lisboa

28/03/2023
CMA CGM multiplica escalas em Lisboa

CMA CGM multiplica escalas em Lisboa

20/03/2023
Terminal de Cruzeiros de Lisboa é o melhor da Europa
Cruzeiros

Cruzeiros em Lisboa valeram 336 milhões

16/03/2023
A seguir
MSC comemorou 13 anos de operações em Sines

MSC comemorou 13 anos de operações em Sines

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

+ Recentes

Funchal perdeu 50 mil passageiros e a liderança nacional

Portos nacionais na Seatrade Cruise Global

29/03/2023
Hapag-Lloyd estreia TEX no porto de Lisboa

Hapag-Lloyd estreia TEX no porto de Lisboa

28/03/2023
Lidl entra no shipping de contentores

Lidl investe 110 milhões em plataforma

28/03/2023
Transportes Paulo Duarte reduziu  540 mil toneladas de CO2

Paulo Duarte prepara novas compras

28/03/2023
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Combinado
Economia e Mercados
Formação
Imobiliário
Infra-Estruturas
Logística

 

Mobilidade
Pessoas
Press Releases
Tecnologia
Transportes
Shortsea
Veículos Comerciais

           SOBRE

 Quem somos
 Contactos
 Estatuto Editorial
 Ficha Técnica
 Publicidade
 Política de Privacidade
 Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • MARÍTIMO
    • AÉREO
    • FERROVIÁRIO
    • RODOVIÁRIO
  • OPINIÃO
  • ENTREVISTAS
  • INICIATIVAS
    • WEBINARS T&N
    • SEMINÁRIOS T&N
      • PORTO MARITIME WEEK
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
      • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • PRÉMIOS DE CARGA
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N

© 2021 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist