O novo terminal de cruzeiros de Leixões entrará em testes reais em Fevereiro e em Março estará pronto a ser inaugurado, avançou o presidente da APDL.
“O terminal de cruzeiros está pronto. A parte de estrutura e a parte da execução. Estamos na fase final, de acabamentos, mesmo a terminar, e estamos a equipar o terminal com mobiliário, com algumas ferramentas e equipamentos indispensáveis. O que estamos a contar é que, a partir de Março, estejam reunidas todas as condições para se poder finalmente fazer a inauguração e arrancar com o funcionamento do terminal”, disse Brogueira Dias, no decurso de uma visita de deputados do PSD ao porto.
De acordo com o presidente da APDL, em Fevereiro serão feitos os testes finais, reais, com navios já a utilizar as mangas de ligação ao terminal para a entrada e saída de passageiros.
Depois da inauguração ficarão apenas a faltar as ligações directas do terminal de cruzeiros à malha urbana de Matosinhos. Brogueira Dias lembrou que no edifício do terminal também trabalharão cerca de 300 investigadores da Universidade do Porto, o que implica, por questões de segurança e para cumprir com os códigos internacionais, garantir acessos separados ao público e à área comercial.
O projecto elaborado pela APDL prevê a construção de dois nós de ligação: um no fim da Avenida da República e outro no fim da Avenida Serpa Pinto, fazendo a articulação com o porto de pesca e com o terminal de cruzeiros. O concurso será lançado em breve e as obras deverão ficar concluídas no primeiro semestre de 2016, adiantou o presidente da APDL.
O novo terminal de passageiros representa um investimento de mais de 50 milhões de euros.
No ano passado, Leixões recebeu 64 440 passageiros de cruzeiros. Em 2015 prevê chegar aos 83 mil e saltar para os 120 mil em 2018.