Terça-feira, Janeiro 26, 2021
  • Login
Transportes & Negócios
Advertisement
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

    CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

    IRU acusa Bruxelas de irrealista na redução de emissões

    Camiões portugueses entre os idosos da UE

    Binter voará o Madeira-Porto Santo por três anos

    Privados construirão aeroporto em Cabo Verde

    IAG Cargo também adere às tarifas “tudo incluído”

    IAG negoceia hub de carga aérea em Madrid

  • Opinião
    Transtejo – A gestão do desprezo

    O shipping está sem energia

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a Transição Digital

    Pedro Galveia

    IMO 2021 – Estamos a falar do quê?

    O regime excepcional dos slots

    O regime excepcional dos slots

    Beira Baixa: comboios regressam à Guarda em 2019

    Atraso ferroviário e isolamento económico

    O que é um Porto?

    A concorrência portuária: Visão multidimensional

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
    • Todos
    • Aéreo
    • Cruzeiros
    • Economia e Mercados
    • Ferroviário
    • Infra-estruturas
    • Iniciativas
    • Inovação
    • Marítimo
    • Mobilidade
    • Pessoas
    • Rodoviário
    • Shortsea
    • Veículos Comerciais
    CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

    CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

    IRU acusa Bruxelas de irrealista na redução de emissões

    Camiões portugueses entre os idosos da UE

    Binter voará o Madeira-Porto Santo por três anos

    Privados construirão aeroporto em Cabo Verde

    IAG Cargo também adere às tarifas “tudo incluído”

    IAG negoceia hub de carga aérea em Madrid

  • Opinião
    Transtejo – A gestão do desprezo

    O shipping está sem energia

    Jaime Vieira dos Santos

    Os Portos Portugueses do Continente e a Transição Digital

    Pedro Galveia

    IMO 2021 – Estamos a falar do quê?

    O regime excepcional dos slots

    O regime excepcional dos slots

    Beira Baixa: comboios regressam à Guarda em 2019

    Atraso ferroviário e isolamento económico

    O que é um Porto?

    A concorrência portuária: Visão multidimensional

  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS
Sem resultados
Ver todos os resultados
Transportes & Negócios
Sem resultados
Ver todos os resultados

Terminal de transhipment de Lisboa será… Alcântara

por T&N
17/03/2017
em Marítimo
2
Partilhar no FacebookPartilhar no TwitterPartilhar no LinkedinPartilhar no Whatsapp
O terminal de contentores de Alcântara,concessionado à Liscont, será o terminal de transhipment do porto de Lisboa. No Barreiro será construído um terminal multimodal.

Porto de Lisboa

Para o terminal de Alcântara, a Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária, hoje apresentada em Lisboa pela ministra do Mar, prevê o aumento da capacidade, dos actuais 350 mil para 640 mil TEU/ano, numa primeira fase, mediante um investimento de 97 milhões de euros (dos quais, 93 milhões da concessionária), em novos equipamentos e na extensão do cais até aos mil metros (actualmente 630 metros). Os fundos, hoje de -13,5 metros, serão aumentados para permitir a operação de navios de maiores dimensões.

A produtividade aumentará 21% por posto de acostagem e o terminal de Alcântara ficará capaz para acolher tráfegos de transhipment. As obras deverão arrancar ainda este ano ou no próximo.

Para o Barreiro confirma-se a opção por um terminal multimodal com uma zona de actividades logísticas anexa. O novo terminal disporá, numa primeira fase, de um cais de 800 metros (nada é referido sobre os fundos), apontando-se para uma capacidade de movimentação de um milhão de TEU/ano. Objectivo: “aumentar a capacidade de movimentação de carga”.

O investimento previsto, de privados, é de 400 milhões de euros. O concurso público para a concessão deverá ser lançado ainda no final do ano corrente,  de modo a que as obras arranquem em 2019.

Nos investimentos em infraestruturas hoje confirmados pela ministra Ana Paula Vitorino incluem-se ainda conclusão, ainda este ano, do novo terminal de cruzeiros (22,7 milhões de euros de investimento a cargo de privados), e o desenvolvimento da navegabilidade do Tejo até Castanheira do Ribatejo, um projecto protagonizado pelo Grupo ETE, com um investimento de 20 milhões de euros dividido “a meias” entre público e privado, e que devera permitir a navegação de barcaças entre os terminais de Lisboa e o novo cais de Castanheira do Ribatejo de barcaças de até 90 metros de comprimento, 11,4 metros de boca e 3,3 metros de calado, capazes de retirar das estradas 2 000 camiões/ano.  O início da obra deverá dar-se em 2019.

No total, a Estratégia para o Aumento da Competitividade Portuária prevê investimentos de 746 milhões de euros em Lisboa (a esmagadora maioria proveniente dos privados) que, entre outras mais-valias, deverão alavancar um aumento de 49%, ou 5,6 milhões de toneladas, na movimentação de cargas, entre 2016 e 2026.

 

 

 

Tags: Ana Paula VitorinoEstratégia para o Aumento da Competitividade PortuáriaPorto de Lisboa

Notícias Relacionadas

Yilport cresce 4,6% no primeiro semestre
Marítimo

Leixões e Setúbal recordistas nos contentores

20 de Janeiro, 2021
Sines já pensa em fechar o ano a crescer
Uncategorized

Portos nacionais voltam a crescer em Setembro

16 de Novembro, 2020
Contentores continuam abaixo da linha de água em Leixões
Marítimo

Leixões e Setúbal recordistas nos contentores

19 de Outubro, 2020
A seguir
Aeroporto de Bruxelas arrisca 25% das mercadorias por causa do ruído

CE confirma multa de 776 milhões a cartel da carga aérea

Comentários 2

  1. luis pereira says:
    4 anos atrás

    “Mais vale tarde do que nunca” Srªa Ministra do Mar, há muito tempo que aqui defendo a irracionalidade de 1 terminal de contentores no Barreiro, afinal tinha razão quanto à inexistência dos investidores privados, mas agora só falta esperar como vão resolver o problema estrutural que tem décadas em como vão transportar muitos mais contentores de Alcântara para a rede ferroviária nacional e como evitar o aumento da poluição provocada pelos camiões que os transportam na frente ribeirinha desde o terminal Liscont até ao de Stª Apolónia, é “ver para crer”,mas felizmente se esta solução não funcionar temos Setúbal para resolver o problema de Lisboa como sempre defendi, ganhamos todos com esta solução porque se evita a loucura de deitar centenas de milhões de euros para o lixo !!

  2. luis pereira says:
    4 anos atrás

    Como se costuma dizer ” a montanha pariu 1 rato” o que não é nenhuma novidade, os socialistas habituaram os portugueses desde o 25 de Abril a promessas que nunca se cumprem, ou raramente, esta Senhora já prometeu mundos e fundos e ao fim de 12 meses só renegociou 1 concessão de contentores e são 4, a este ritmo na véspera das legislativas termina, dá jeito rs

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

   

   

   

 

 

 

+ Recentes

CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

CULines estreia-se no Ásia-Norte da Europa

25 de Janeiro, 2021
IRU acusa Bruxelas de irrealista na redução de emissões

Camiões portugueses entre os idosos da UE

25 de Janeiro, 2021
Binter voará o Madeira-Porto Santo por três anos

Privados construirão aeroporto em Cabo Verde

25 de Janeiro, 2021
ShortSea Portugal ensaia um novo fôlego

Portugal lidera rede europeia de shortsea

25 de Janeiro, 2021
Transportes & Negócios

Apartado 30
4585-592 Recarei
fernando.goncalves@transportesenegocios.pt

+ SECÇÕES

Logística
Infra-Estruturas
Shortsea
Combinado

SOBRE

Quem somos
Contactos
Estatuto Editorial
Ficha Técnica
Política de Privacidade
Termos e Condições

© 2020 Transportes & Negócios - Todos os direitos reservados

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • T&N
  • NOTÍCIAS
  • Opinião
  • INICIATIVAS
    • PORTO MARITIME WEEK
    • PRÉMIOS DE CARGA
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE RODOVIÁRIO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE AÉREO
    • SEMINÁRIO T&N TRANSPORTE FERROVIÁRIO
  • NEWSLETTER
  • PORTUGAL LOGISTICS
  • ASSINAR T&N
  • CONTACTOS

© 2020 Transportes & Negócios | Todos os direitos reservados

Bem vindo de volta!

Login na sua conta abaixo

Esqueceu a Password?

Criar nova conta!

Preencha os formulários abaixo para se cadastrar

Todos os campos são obrigatórios. Log In

Recupere a sua senha

Por favor introduza o seu nome de usuário ou endereço de email para redefinir a sua senha.

Log In

Adicionar Nova Playlist

Utilizamos determinadas tecnologias no nosso site, como os cookies, para personalizarmos os conteúdos e a publicidade, proporcionarmos funcionalidades das redes sociais e analisarmos o nosso tráfego. Clique em "ok" para consentir a utilização destas tecnologias na web. Saiba mais acerca da nossa política de privacidade clicando no botão "política de privacidade".OkPolítica de Privacidade