O terminal Vasco da Gama, o novo terminal de contentores de Sines, vai poder arrancar mais pequeno e não atingir nunca a dimensão inicialmente prevista.
Foi hoje publicado em Diário da República o decreto-lei que revê as bases de concessão do futuro terminal Vasco da Gama, no porto de Sines e confirma o redimensionamento em baixa do projecto, para suavizar o investimento e atrair interessados.
Confirma-se, assim, que o futuro concessionário apenas será obrigado a disponibilizar, no final do quinto ano da concessão, um cais com um comprimento de 500 metros e equipado com três pórticos de cais, e um terrapleno de apoio de 11 hectares,
O caderno de encargos do primeiro concurso, que acabou deserto, impunha, recorde-se, para o mesmo prazo, a construção de 940 metros de cais e 25 hectares de terrapleno e a instalação de dez pórticos de cais.
O resto das infra-estruturas e dos equipamentos terá de ficar concluído até ao final do 14.º ano da concessão. Mas o cais acostável, “preliminarmente dimensionado para atingir 1 375 metros de comprimento”, refere o decreto-lei, terá agora de ter apenas “o comprimento mínimo de 940 metros”. Uma diferença de 435 metros que inviabilizará a operação em simultâneo de três porta-contentores de última geração, como era inicialmente previsto.
Mantém-se, isso sim, a obrigatoriedade de disponibilizar dez pórticos de cais, 30 hectares de terraplenos e a plataforma ferroviária, para além dos eficícios afectos às operações no terminal.
O prazo da concessão mantém-se nos 50 anos, com possibilidade de uma única prorrogação por dez anos.
Como quase SEMPRE Portugal por se atrasar e perder as melhores oportunidades e perde os melhores investimentos para a concorrência direta e indireta, Ana Paula Vitorino foi ministra “JAMAIS” outra vez !
Entre 2010 – 2020 Marrocos em Tanger e Espanha em Algeciras, Valência e Barcelona aumentaram os movimentos de contentores por 20,30,40 e até 50 %. Marrocos até construiu de raiz 1 novo terminal. Portugal vê passar não só os barcos, de Leixões até Sines, por não ser competitivo e também os novos HUBS LOGÍSTICOS como são Bom exemplo os da DHL e mais recentemente os da AMAZON que ficam em ESPANHA, claro está, infelizmente !!