Um cais e um parque de contentores maiores, mais pórticos de cais e gruas de parque. AO longo do ano, a PSA Sines investirá mais 89 milhões de euros no Terminal XXI.

Tal como TRANSPORTES & NEGÓCIOS adiantou ontem, o primeiro dos três novos pórticos de cais super post-panamax deverá chegar a Sines já em Agosto. No final do ano, o terminal de contentores ficará com nove.

Em curso estão já as obras de ampliação da frente de cais, dos actuais 730 para 940 metros. O suficiente para receber e operar em simultâneo em simultâneo dois navios do tiplo Triple-E, de 18-19 000 TEU cada.

A acompanhar a expansão do cais e o reforço dos meios de movimentação de cargas na frente de mar, o terrapleno de parqueamento/movimentação dos contentores crescerá até aos 36,4 hectares e serão colocados em operação mais 11 gruas de parque (elevando o total para 26, entre RTG e E-RTG) e 28 conjuntos de tractor/trailer (que passarão a 64), adianta a concessionária.

Concretizada que esteja esta fase de expansão (a última prevista no actual quadro da concessão), num investimento de 89 milhões de euros, o Terminal XXI ficará uma capacidade de 1,9 milhões de TEU/ano e empregará 800 trabalhadores, é dito.

A expansão do Terminal XXI (para além do previsto na concessão) é uma das prioridades eleitas pelo GT-IEVA. A PSA Sines há muito tenta negociá-la com o Governo.

Comments are closed.