Está iminente o início das obras de expansão do terminal de contentores de Sines até aos 1,4 milhões de TEU de capacidade anual de movimentação de carga.
A PSA Sines, concessionária do Terminal XXI, vai mesmo avançar com as obras de expansão previstas para a última fase do projecto. A certeza foi dada pelo presidente da Comunidade Portuária de Sines, Carlos Vasconcelos, em entrevista ao “Sol”.
“Está tudo encaminhado para a empreitada começar a ser executada”, disse aquele que é o rosto da MSC em Portugal e que, nessa qualidade, é sem dúvida um dos obreiros do crescimento acelerado da movimentação de contentores em Sines.
O investimento previsto ronda os 80 milhões de euros. O cais será prolongado dos actuais 730 para os 940 metros, a capacidade instalada do terminal aumentará cerca de 40% para os 1,4 milhões de TEU/ano, o que corresponde ao máximo projectado para a concessão.
O projecto do Terminal XXI, na sua versão final, prevê um cais de 940 metros, com três postos de atracação para navios da última geração, dez pórticos de cais e cerca de 36 hectares de terraplenos.
A obra deverá estar concluída em Setembro do próximo ano. Muito antes, cerca do final deste ano, ficará pronto o prolongamento do molhe Leste de protecção do terminal, uma obra de 40 milhões de euros, suportada pela Administração do Porto de Sines.
Em Junho, recorda o “Sol”, Jorge d’ Almeida, ex-director-geral da PSA Sines e actual consultor da administração da concessionária, afirmou que “enquanto a PSA Sines não entender a reorganização que o Governo vai efectuar no sector, suspende o investimento”. Estava-se na altura em plena discussão (?) do modelo de governance dos portos, com versões contraditórias sobre o número de administrações portuárias que subsistiriam. Entretanto, o Executivo anunciou a intenção de manter, pelo menos para já, todas as administrações portuárias, criando antes um organismo no Ministério da Economia para definir e coordenar os investimentos em cada porto.
No primeiro semestre do ano, o Terminal XXI movimentou cerca de 260 mil TEU, o que representou um crescimento homólogo de 30%.