O terminal de contentores de Sines movimentou 115 mil TEU nos primeiros três meses do ano, adiantou ao TRANSPORTES & NEGÓCIOS a presidente da administração portuária.
Relativamente ao período homólogo de 2010, o Terminal XXI cresceu 50%, acrescentou Lídia Sequeira.
O resultado alcançado, sendo muito forte, está em linha com o conseguido no ano passado (quando o Terminal XXI avançou 50% para os 380 mil TEU) e com o orçamentado para o ano corrente: um movimento global de 480 mil TEU.
O anúncio do fim das escalas em Sines do “Lion Service” da MSC não faz esmorecer a presidente do porto, que acredita que, “mais cedo do que se espera”, voltarão as escalas daqueles megacarriers, em particular as escalas à exportação.
Entretanto a PSA Sines prossegue as obras de ampliação do Terminal XXI, que ainda este ano passará a dispor de uma frente de cais de 730 metros, equipada com seis pórticos, e terraplenos de 24 hectares. E com isso aumentará a sua capacidade para os 800 mil TEU/ano.
Em curso estão também as obras de prolongamento do molhe Leste e de dragagem do canal de acesso do Terminal XXI, para garantir fundos de -17 metros, da responsabilidade da APS.
Com isso, a administração portuária e a concessionária do terminal de contentores esperam atrair para Sines, em breve, um segundo armador de primeira linha.