Entre Janeiro e Setembro, o Terminal XXI movimentou 282 291 TEU, 60% mais do que no mesmo período do ano passado.
No terceiro trimestre, o terminal gerido pela PSA movimentou cerca de 124 mil TEU, com isso mantendo a tendência de crescimento já evidenciada no primeiro semestre (quando cresceu 70% para os 164 mil TEU).
Neste período, o terminal de Sines registou o melhor mês de sempre (em Agosto), com a movimentação de mais de 41 mil TEU, e viu a sua actividade ser reforçada com a duplicação das escalas do Lion Service (que liga ao Extremo Oriente, agora também no sentido outbound) e com o lançamento de um serviço directo para o Canadá, ambos da responsabilidade da MSC.
Desde o início do ano, o Terminal XXI está a crescer 60% em número de TEU movimentados, o que reforça as expectativas dos seus responsáveis de alcançarem neste 2010 um crescimento global em torno dos 50%, o que coloca a fasquia na casa dos 380 mil TEU.
A subida do número de contentores movimentados e do número de serviços a escalar Sines justificam-se pelo reforço da posição do porto alentejano relativamente ao mercado ibérico, e em particular às regiões de Madrid e da Extremadura.
A carga contentorizada movimentada em Sines nos três primeiros trimestres aumentou 52% para perto dos 3,3 milhões de toneladas, sendo que o fluxo de exportações aumentou 67%, alavancado pelas ligações directas ao Extremo Oriente.
Mais contentores, mais cargas, mais navios e maiores navios também. Ainda ontem Sines recebeu mais um megacarrier de 14 000 TEU, o MSC Emanuela, confirmando o porto nacional como um dos poucos capazes de receber estes “gigantes” do mar.